Em sua delação premiada, o ex-ministro Antonio Palocci fala sobre o esquema de corrupção na Petrobras, as relações das empreiteiras com políticos do PT e como os ex-presidentes Lula e Dilma se envolveram em tratativas do petrolão, informa o jornal O Globo. Ao longo do processo de delação, Palocci poderá apresentar anexos suplementares com novos casos considerados relevantes pelos investigadores. Não se sabe, ainda, se ele contará sobre irregularidades cometidas por ele por meio de sua empresa de consultoria.
Segundo o Globo, ele detalhou ocasiões em que foi pessoalmente levar pacotes de dinheiro vivo ao ex-presidente e relacionou datas e valores entregues por um de seus principais assessores, Branislav Kontic, na sede do Instituto Lula. De acordo com o ex-ministro, os pagamentos a Lula, feitos nos últimos meses de 2010, quando ele se preparava para deixar o Planalto, chegavam a somar R$ 50 mil. O dinheiro, conforme o ex-petista, bancava despesas pessoais do ex-presidente.
Leia também
Palocci listou datas e horários das entregas de dinheiro a Lula como parte do conteúdo probatório e prometeu apresentar um motorista como testemunha. O ex-ministro disse que parte do dinheiro entregue nas mãos do ex-presidente e na sede do instituto saiu diretamente da “conta Amigo”, segundo ele, a reserva de propina atribuída ao petista no Departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht.
Palocci contou que conversou com Lula, na presença de Dilma, no Palácio do Planalto, sobre a construção de sondas para exploração de petróleo em águas profundas. O objetivo da negociação, conforme o delator, seria levantar dinheiro para bancar a eleição da ex-presidente, em 2010.
Os dois ex-presidentes acusaram Palocci de mentir. “O ex-ministro mente para sair da cadeia e não tem provas para sustentar acusações a ela ou Lula”, rebateu Dilma. “Qualquer afirmação de entrega de dinheiro ao ex-presidente Lula é mentirosa e, por isso mesmo, desacompanhada de qualquer prova. Lula jamais pediu ou recebeu vantagens indevidas”, declarou Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente. Já o PT afirmou que Palocci “rendeu-se às chantagens da Lava-Jato” e faz “falsas acusações” contra Lula para receber benefícios.
A delação premiada de Palocci precisa ser homologada pelo juiz Sérgio Moro. Mas, para que tenha os benefícios previstos, ele terá de detalhar os casos de corrupção dos quais participou ou teve conhecimento, além de apresentar provas do que diz. Se mentir ou quebrar algumas das cláusulas firmadas, poderá perder os benefícios negociados.
Publicidade
E a prova ?? fofoca é prova ??
Cuidado, assalariado, o foco é tirar seus direitos…
Qdo se faz acusação de maneira responsável ,primeiramente é aguardado a delação ser efetuada( o que ainda não ocorreu, esta ocorrendo) para depois a classificarmos se é veraz,verdadeira ,contem provas, para depois classificarmos ela…Então cara não trema antes da hora …aguarde ,pois existe um estado de direito ,não estamos na Venezuela e nem na Correia do Norte .
Isso aí Paloocci, conta tudo que tu viu, armou, tava junto… Leva Lula pra cova logo. Aí quem sabe desaparece esses sites montados pela esquerda pra defender bandido.
Quem assina essa reportagem ? tem as provas para dizer a verdade ou só é mais uma fofoca do PSDB e PMDB .
Está torcendo para que não tenha delação? Por que?
Tenho certeza que quem assina não é nenhum PTralha ladrão.
otário, querem reduzir seu salário, tirar seu FGTS , suas férias, vc acha que o foco é o Lula ???
Coitado, vai virar escravo
Melhor ser otário, do que analfabeto com lavagem celebral. Sua cara não nega é PTralha recalcado. E para seu governo não depende de nada disso que vc disse para sobreviver, trabalhei bastante e hoje vivo tranquilo, nunca precisei de mamar nas tetas do governo nem defender ladrão.
O problema está no título da matéria.
É óbvio que ele vai contar as maracutaias praticadas pelo PT, afinal ele era do PT e não do PMDB ou PSDB.
E a Dilma que já está se defendendo mesmo antes da divulgação da delação? kkkkk
ué, ela só esta fazendo o que qq pessoa faria… vc faria o quê? ô gênio…
O mesmo que estou fazendo agora: nada.
Pra reclamar antes mesmo da delação ser divulgada, é porque a carapuça serviu.
Não faria nada, só se fosse PTralha, ai tem o C na rua, tem de atacar par tentar defender, o barco tá afundado amigo.
INTERVENÇÃO MILITAR COMPLETA, JÁ!!!
ja ja ja ja ja
VAI ACABAR SE DELATANDO SOZINHA…ELA E BURRA DEMAIS PRA FAZER ISSO NEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPETEZADALADROADASALIENADOS!!!