Representantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e China fizeram duras críticas ao teste nuclear subterrâneo realizado às 10h36 do dia 9 de outubro (22h36 de ontem em Brasília) pela Coréia do Norte.
"Decidimos seguir com atenção a situação e trabalhar juntos para levar este assunto perante as Nações Unidas", afirmou o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Thomas Schieffer, referindo-se a intenção dos dois países de tentar aprovar uma resolução impondo medidas duras contra o regime de Pyongyang no Conselho de Segurança da ONU.
Já o ministro de Assuntos Exteriores do Japão, Taro Aso, ressaltou que o teste nuclear foi uma "grave ameaça" para a paz internacional.
Na Inglaterra, o primeiro-ministro Tony Blair qualificou a ação norte-coreana de "ato completamente irresponsável". Além de declarar que a atitude revela a indiferença do regime de Pyongyang à comunidade internacional.
"A comunidade internacional pediu (à Coréia do Norte) em repetidas ocasiões que não fizesse testes nucleares ou com mísseis", disse Blair.
Até a China, tradicional aliada norte-coreana, posicionou-se contra o teste nuclear. "A República Popular Democrática da Coréia ignorou a oposição da comunidade internacional e efetuou de maneira flagrante um teste nuclear. O governo chinês está resolutamente contra", diz comunicado oficial do Ministério de Assuntos Exteriores da China, divulgado pela agência estatal Xinhua.
Leia também
De acordo com a emissora de TV sul-coreana KBS, o anúncio do teste fez o exército da Coréia do Sul entrar em estado de alerta. Foram mobilizadas principalmente as tropas próximas da fronteira com a Coréia do Norte, que já estão recebendo reforços.
Teste nuclear
De acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano, o teste foi realizado em Hwadaeri, perto de Kilju, na própria Coréia do Norte.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, foi detectado um tremor de 4,2 graus localizado a 385 km a nordeste da capital norte-coreana Pyongyang, 70 km ao norte da cidade de Kimchaek e 90 km a sudoeste de Chongjin. (Renaro Cardozo)
Deixe um comentário