Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Marina Silva (PT-AC) são, respectivamente, os parlamentares que mais se destacam na defesa da educação e inclusão digital e do meio ambiente, na avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso. A consulta foi feita entre os 204 profissionais de imprensa que participaram da primeira etapa da votação do Prêmio Congresso em Foco 2008, aberto desde a última segunda-feira (22) à participação do internauta (vá à página de votação).
Leia também
Depois de Cristovam, que recebeu 163 votos, os parlamentares que mais têm atuado na defesa da educação e da inclusão digital, segundo a pesquisa, são os deputados Walter Pinheiro (PT-BA, 15 votos), Gastão Vieira (PMDB-MA, sete votos), Maria do Rosário (PT-RS, sete votos), Júlio Semeghini (PSDB-SP, seis votos) e Luíza Erundina (PSB-SP, quatro votos) e o senador Flávio Arns (PT-PR, quatro votos). Os sete dividem as cinco primeiras colocações, conforme o número de votos recebidos (veja a lista).
Já na área do meio ambiente, a ex-ministra Marina Silva, com 153 votos, encabeça a lista composta ainda pelos deputados Sarney Filho (PV-MA, 33 votos) e Fernando Gabeira (PV-RJ, 23 votos), o senador Renato Casagrande (PSB-ES, 13 votos) e o também deputado Edson Duarte (PV-BA, 12 votos). Confira a relação completa
Embora não esteja entre as categorias a serem premiadas, a seleção é importante por revelar a percepção dos profissionais que cobrem o dia-a-dia do Legislativo em relação à atuação dos deputados e senadores em duas áreas cuja relevância é cada vez mais notória.
A reportagem entrevistou seis dos doze parlamentares escolhidos pelos jornalistas nos quesitos meio ambiente e educação/inclusão digital (três parlamentares em cada categoria). Entre eles, o consenso é de que o Legislativo precisa avançar, e muito, para atender às demandas da sociedade brasileira nessas áreas. Confira o que eles disseram:
MPs prejudicam meio ambiente, avalia Marina
População também ignora educação, diz Cristovam
Os melhores do ano
De
Além de apontar os destaques nas áreas de educação e inclusão digital e meio ambiente, os jornalistas responderam às duas perguntas que resultaram na segunda etapa de votação. Ou seja, quais são os parlamentares que melhore representam os interesses da população no Congresso e aqueles que mais defendem a bandeira do combate à corrupção e da promoção da Justiça (leia mais).
Os 26 deputados (veja a lista) e os 16 senadores (confira) pré-selecionados, na primeira categoria, assim como os cinco mais votados, na outra, disputam o voto do internauta até o dia 20 de novembro. A cerimônia de votação será realizada no dia 1º de dezembro, em Brasília.
Todo o processo de votação e apuração da primeira fase votações foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), que apóia a iniciativa, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil. O Prêmio Congresso em Foco
Deixe um comentário