Reportagem publicada ontem (quinta, 17) pelo Congresso em Foco, a respeito dos motivos pelos quais o presidente Lula se mantém à frente na corrida sucessória (leia a matéria e a íntegra das opiniões), provocou intensa polêmica entre os leitores. No total, foram 76 comentários, com as mais variadas opiniões.
Para alguns, a análise, baseada em entrevistas com dois parlamentares e cinco especialistas – em análise política, economia e políticas sociais – foi conivente com os erros do governo Lula. Para outros, implacável contra o petista. Um terceiro grupo destacou o equilíbrio do site no tratamento do assunto.
A quantidade de comentários favoráveis a Lula chama a atenção: 43, contra 20 desfavoráveis. Os demais leitores ou leitoras preferiram falar sobre a decepção com a política ou sua visão pessoal, sem fazer juízo de valor em relação ao presidente-candidato.
Muitas mensagens também continham fortes críticas ao comportamento da mídia em relação ao governo Lula. Em vários casos, o Congresso em Foco foi citado como exemplo de cobertura independente e confiável sobre a administração federal, qualidade que às vezes os autores dos elogios disseram não encontrar na grande imprensa. Em outros, foi igualado ao restante dos meios de comunicação e acusado de preconceito contra Lula.
Leia também
Houve, ainda, pesados ataques ao PSDB, a Fernando Henrique, ao PFL, às elites e aos "doutores" com nível de instrução superior ao de Lula.
A seguir, destacamos trechos das opiniões de alguns leitores:
PRÓ-LULA
"Lula é muito melhor do que a imprensa fala. Entrou no esquema do mensalão porque assim é o esquema de conseguir o apoio dos parlamentares". (José Mário Canhedo – Rio de Janeiro – RJ)
"Perdem tempo procurando descobrir as razões do sucesso do LULA, quando são tão evidentes. 1. O Custo de vida baixou. O salário mínimo compra o dobro do que comprava com FHC e antecessores. 2. A inflação nunca esteve tão baixa e rigorosamente "domada". 3. A credibilidade do país nunca esteve tão alta. 4. O número de empregos, com carteira assinada, nunca foi tão alto como agora. 5. O Ministério público e a Policia Federal nunca estiveram tão equipados, tão ativos e bem administrados como agora". (Nics – Leme-SP)
"A classe média sem memória já acha que o PSDB e PFL são todos santos. Pudera, depois de quase um ano de propaganda, se vende gelo até para esquimó. Pobre vota com a barriga. São mais espertos que os doutores da nossa classe média" (Cláudio – São Paulo – SP)
"Deve-se lembrar que o Lula não tem muita escola, ao contrário de todos os políticos do Brasil. O pessoal dos títulos e a classe média formada por gente que teve a oportunidade de estudar jamais vai se sentir a gosto em ser governado por um presidente "ignorante". Entende-se que deve ser humilhante para todos os laureados que passaram pelo governo brasileiro ver que um metalúrgico é capaz de realizar como eles ou até mais". (Olmes Milani – Shinagawa – Tóquio – Japão)
"Me chamo Márcio, tenho 24 anos, e minha família aqui em Salvador tem rendimentos de aproximadamente 15.000 reais, todos aqui votam em Lula, fico constrangido quando dizem que a classe média não gosta do presidente, pois moro em uma área considerada nobre e a maioria vota no presidente" (Márcio Murilo Santana Borges – Salvador – BA)
"Só não vê quem não quer… Lula fez o melhor governo dos últimos 45 anos". (José – São Paulo – SP)
"Estou na faixa de 20 ou 30 salários mínimos, mas jamais votarei em qualquer um do PSDB-PFL. Essa cambada sim, é rica. O que esse partido fez contra o Brasil foi muito mais perverso do que qualquer mensalão, sanguessuga ou qualquer coisa que o valha". (Caio Manto – Belo Horizonte – MG)
"O Lula é coerente, está sendo pragmático com a realidade política, socioeconômica do país. As nossas elites, os nossos formadores de opinião são na sua maioria pessoas questionáveis do ponto de vista intelectual e, o pior, moral" (Diógenes J. Melo Silva – João Pessoa – PB)
"O fator principal do bom desempenho de Lula, ao contrário do que diz o parlamentar Roberto Freire, do PPS, é que a população depois de décadas de alienação plantada pela mídia de massa consegue hoje separar o joio do trigo, ou seja todo o bombardeio de denúncias que caíram sobre a Câmara dos Deputados não foram suficientes para arranhar a imagem de Lula" (Dearles Silva – Serra – ES)
CONTRA LULA
"Está claro que a população carente mas que está apoiando o Lula não consegue ver os erros, as falcatruas do governo, o cinismo, a falta de cumprimento das promessas feitas antes de ser eleito, da falta de perspectiva do seu governo" (Walter – Niterói – RJ)
"Lula colhe resultados das sementes plantadas no governo FHC, apropriando-se vergonhosamente desses méritos. Não se consegue safras recordes, estabilidade, crescimento, superávit primário etc. em 3,5 anos numa economia como a nossa. Quem vê essas apropriações vê também a ‘ética’ do Lula com a ‘herança maldita’ de FHC. Em tempo, votei no Lula" (Antônio de Pádua – Varginha – MG)
"O pior de tudo é que Lula usa a máquina para se manter – minha diarista, que reconhece não precisar do benefício, acaba de receber, pelo correio, cartão para retirar dinheiro sem ter se aplicado, por não se enquadrar nos critérios dos programas" (Sonia – Goiânia – GO)
"Vamos ter que dar um jeito para que esse vigarista não fique na presidência por mais quatro anos. Se isso acontecer, o BRASIL que nós amamos será sem dúvida nenhuma vendido a outros países que já estão dominando o nosso comércio e as nossas empresas" (Mauro Borges de Souza Lima – Santos – SP)
LEITORES QUE CONSIDERARAM A MATÉRIA CONTRÁRIA A LULA
"O artigo não consegue esconder uma série de preconceitos nas palavras que usa. Quando usa o termo ‘políticas assistencialistas’ para designar as políticas sociais está fazendo juízo de valor. Se por um lado todos sabemos que de fato as políticas sociais de distribuição de renda direta não são uma mudança estrutural, também sabemos e aprendemos a duras penas durante a ditadura militar que o simples crescimento econômico não leva ao desenvolvimento social" (João Carlos Cândido – Rio de Janeiro – RJ)
"É desconcertante a linha adotada na reportagem da Soraia Costa. Ela consegue tricotar – ou terá sido a edição..!? – para pior até as análises favoráveis a Lula e a seu governo" (Sulamita Esteliam – Recife – PE)
"Lendo estes comentários, vemos que os senhores têm apenas uma função, provocar instabilidade na opinião pública e, claro, seu minuto de fama. Também não podemos esquecer a maneira desrespeitosa com que se referem ao Sr. Presidente. Gostando ou não, ele é nossa maior autoridade e como tal devemos tratá-lo" (Inácio de Loiola – Recife – PE)
"A parcialidade de vocês e da maioria da imprensa é irritante. Será que vocês não vêem que estão contra a opinião da maioria da sociedade? A época de vocês, que é a mesma da direita aristocrata do PSDB/PFL, já passou" (Nado – Belo Horizonte – MG)
"Tô de saco cheio dessa corja de tucanalhas disfarçados de jornalistas. Essa matéria é tendenciosa, fatalista e mentirosa, explicitando a total falta de caráter de sua autora. Vocês podem chorar, gritar, espernear. Podem até tentar ressuscitar o Carlos Lacerda, professor da mídia marrom brasileira. Mas terão que aguentar o ‘sapo barbudo’ mais um ano (sic)" (Pedro Ramos – São Paulo – SP)
LEITORES QUE CONSIDERARAM A MATÉRIA FAVORÁVEL A LULA
"Ao dizer que Lula colhe nas pesquisas o que plantou, a matéria praticamente induz o leitor a fazer uma avaliação positiva do governo do PT. O texto reconhece alguns problemas que são inegáveis, como o mensalão, os juros altos e a falta de boas políticas estruturais. Mas está na cara que vocês fizeram tudo para influenciar o eleitor a votar no Lula. Eu já desconfiava disso. O Congresso em Foco é de petistas disfarçados. Que papelão, hein…" (Maria Augusta de Freitas – Campo Grande – MS)
"Impressionante o nível dos comentários aqui publicados. Não vi nada de anti-Lula na matéria. Muito pelo contrário. Logo no início do texto, a repórter fala que somente o Roberto Freire atribuiu o sucesso do Lula nas pesquisas à desinformação do povo mais pobre e que os especialistas descartam isso. Pela primeira vez, li uma análise confiável sobre as razões da popularidade do presidente" (Antônio Coriolano Braga – São Paulo – SP)
"Para bom entendedor, meia palavra basta. Vocês deram uma grande volta, citaram diversos fatos e mostraram vários argumentos de diferentes entrevistados para, no final das contas, demonstrarem nas entrelinhas que o governo Lula foi melhor que os anteriores. E que Lula é, no fundo, a opção menos ruim nas eleições. Não acho certo usar um site de prestígio para influenciar os eleitores em favor de um candidato" (Fabiana Ferreira Mendes – Campos – RJ)
OUTROS COMENTÁRIOS
"Muito felizes seus comentários, pois sem dúvida é exatamente o que pensa o povo brasileiro. Pena não termos melhor opção" (Daniel – Volta Redonda – Rio)
"Parabéns, excelente matéria. Tenho certeza que trabalhos como este ajudam e muito ao fortalecimento da democracia em nosso país. Saudações verdes" (Fernando Cesar Câmara – Araraquara – SP)
"Muito bom o artigo, pelo equilíbrio com que foi conduzido o texto e pelo esforço em fazer uma avaliação da força eleitoral do Lula sem preconceitos, sem certezas prévias. A conclusão do texto, que vocês do site sutilmente deixaram implícita e não explícita, é que o governo Lula, com todos os seus defeitos, trouxe muito mais benefícios para a população do que dizem a oposição e a grande imprensa. Por isso que me tornei fã do Congresso em Foco. Vocês são independentes, não fazem apologia do governo nem de nenhum partido, mas também não têm os preconceitos que a imprensa e a oposição demonstram ter contra Lula e o PT. Não se importem com as críticas de lulisas e antilulistas. Excelente trabalho" (Bruno – Brasília – DF)
"Parabéns pela matéria. As análises apresentadas contam os porquês da popularidade do presidente Lula com simplicidade e clareza" (Ricardo A. Silva – Rio das Ostras – RJ)
"A superioridade jornalística e editorial do Congresso em Foco fica mais uma vez patente com a excelente matéria sobre as razões da popularidade do Lula. Pela complexidade e pelo caráter polêmico do tema, é certo que vocês não esgotaram o assunto. Mas tiveram a coragem de ir além da linha de combate anti-Lula da grande imprensa sem cair na apologia barata dos defensores do presidente" (Clarice Bueno Guimarães – Vila Velha – ES)
"Afia-se um novo discurso de que uma certa dose de imoralidade na política é aceita desde que o governo mantenha seu compromisso com o social. Em resumo, a pregação moral da opção pelos pobres. Essa tese parece ter sido muito bem e rapidamente adotada pelos políticos, mas convém lembrar que, por enquanto, ela só tem como base as pesquisas de opinião e, pior que isso, apenas a pesquisa que mede as intenções de voto para presidente, onde o personagem Lula concorre com uma luz própria e enigmática. Quero ver os resultados das eleições para o Legislativo" (Bacarji – São Paulo – SP)
Deixe um comentário