Os partidos PV, PPS e Psol, todos da oposição, querem a instalação da “CPI das Sanguessugas” de qualquer jeito. Para isso, devem ingressar hoje no Supremo Tribunal Federal com um pedido de mandado de segurança para pressionar os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros, a instalar a comissão.
A oposição quer que a CPI das Sanguessugas investigue a compra superfaturada de ambulâncias por diversas prefeituras, com recursos da União destinados por meio da apresentação de emendas parlamentares.
"Entrar com mandado de segurança é alternativa para pedir a instalação imediata da CPI. Ao terceirizarem o processo ficou claro que não havia intenção de tomar providências", afirmou o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) defende a criação de uma comissão externa coordenada pelo deputado Roberto Magalhães (PFL-PE). Magalhães trabalhou na CPI dos Anões, que também investigou o envolvimento de parlamentares em denúncias de desvio de recursos do orçamento. Gabeira defende ainda o fim do voto secreto nas sessões de cassações.
Leia também
A líder do PT no senado, Ideli Salvatti (PT-SC) diz que não há “clima” político para instalação de uma CPI. Já o presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB) afirma que, para a instalação da comissão, basta boa vontade.
O presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apesar de estar analisando o pedido de abertura da CPI da Máfia das Ambulâncias, não é favorável à instalação da comissão.
Deixe um comentário