Líderes da oposição na Câmara hoje (20) um site para cobrar a instalação de uma CPI mista para investigar supostas irregularidades na Petrobras. O endereço tem a relação dos 13 deputados e seis senadores já indicados para integrar o colegiado. Na Câmara, PT e Pros ainda não divulgaram quem deverá participar da investigação. Hoje é o último dia para os partidos indicarem os nomes.
Um telão para reprodução do site foi instalado no salão verde da Câmara, na entrada do plenário, local de maior trânsito de pessoas na Casa.
Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o site vai ajudar a informar quais partidos estão inviabilizando a criação do colegiado. “O site é para que o povo brasileiro saiba, de fato, quais são os partidos que estão boicotando para inviabilizar a CPI mista de investigar, de fato, a Petrobras”, disse.
Os líderes também criticaram a CPI do Senado que, segundo eles, é chapa-branca. A grande maioria dos membros da comissão é formada por senadores da base aliada. “É uma CPI de punho de renda, de ajeitamento, que não quer chegar a nenhum objetivo final”, disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), líder da minoria no Congresso.
Leia também
De acordo com os deputados, a reunião para eleger o presidente da CPI mista vai ocorrer amanhã, mesmo se não houver convocação pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL) A comissão já atingiu o quórum mínimo de 17 parlamentares necessários para escolher o presidente e o relator.
Base
A base do governo anunciou que vai indicar, hoje à noite, os nomes que faltam para que a CPI mista da Petrobras comece a funcionar. Se as indicações não forem feitas, caberá a Renan Calheiros indicar os nomes também nesta terça-feira.
A CPI mista deve ser formada por 16 deputados e 16 senadores como titulares. A data final para indicação de nomes seria nesta segunda-feira (19) se a sessão de debates na Câmara tivesse atingido o quórum mínimo de 51 deputados para ser contada.
Nomes indicados
Os 13 deputados já indicados como titulares são os seguintes: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Fernando Francischini (SD-PR), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Rubens Bueno (PPS-PR), Enio Bacci (PDT-RS), Eduardo Sciarra (PSD-PR) e Guilherme Campos (PSD-SP).
Alvaro Dias (PSDB-SP), Mário Couto (PSDB-PA), Jayme Campos (DEM-MT), Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), Gim (PTB-DF) e Ataídes Oliveira (Pros-TO) estão na lista dos senadores definidos como membros titulares. A CPI da Petrobras no Senado foi instalada na última quarta (14). (com Agência Câmara)
Deixe um comentário