O comentário do presidente Lula que, em entrevista ao Jornal Nacional, disse que puniu seus auxiliares envolvidos em atos ilícitos foi ironizado por parlamentares da oposição hoje (11). O líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), falou que Lula é um "cínico".
"Se pusesse para fora do governo os corruptos, poucos quadros nomeados por Lula seriam preservados. Não é retórica a afirmação de que esse é o governo mais corrupto jamais visto no Brasil", disse.
O pefelista afirmou que o ex-ministro José Dirceu se afastou do governo somente depois de ter sido instigado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). E Waldomiro Diniz, segundo Aleluia, só saiu do Palácio do Planalto porque pediu demissão. "Quanto a Palocci, a saída do ministro da Fazenda foi um parto tão complicado que passou até por quebra de sigilo bancário de um humilde caseiro", declarou.
Já o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) preferiu dizer que Lula não só não puniu seus auxiliares como também fez elogios públicos à Palocci e Dirceu quando eles deixaram o governo. "Não foi o presidente quem botou essas pessoas para fora, eles renunciaram aos cargos por causa das denúncias. O presidente continuou os defendendo e aplaudindo, não os repreendeu em momento algum".
Deixe um comentário