A entrega oficial ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) das obras de Portinari e Picasso roubadas no dia 20 de dezembro de 2007, aconteceu nesta manhã. As telas "O Lavrador de Café", de Candido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, estavam intactas, conservando, inclusive, a moldura original. A devolução dos quadros foi realizada dentro de um forte esquema de segurança, que envolveu carros, motos e helicópteros da Polícia Civil.
Após afazer agradecimentos ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), ao prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, à Polícia Civil e à equipe do museu; o presidente do Masp, Julio Neves, afirmou que está fazendo “o possível” para garantir a segurança do acervo.
Entre as novas medidas estão a colocação de câmeras na Avenida Paulista pelo prefeito e a doação de um novo sistema de segurança pela empresa LG, a mesma que equipou o museu do Louvre, em Paris. Neves não quis fornecer mais informações sobre o novo equipamento para não comprometer a eficácia das medidas implantadas. (Camila Shinoda)
Leia também
Deixe um comentário