Contrariando a pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, 15, (leia mais), a vantagem no Rio Grande do Sul não é do presidente Lula. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Methodus, a liderança no estado pertence ao tucano Geraldo Alckmin.
Alckmin alcançou, na pesquisa estimulada, 39,1% contra 33,3% de Lula. No mesmo levantamento, a senadora Heloísa Helena (Psol) vem em terceiro com 16,7% das intenções de voto. O senador Cristovam Buarque (PDT) chegou a 1,2% e Ana Maria Rangel (PRP), recém-chegada à disputa, ficou com 1,1%. Quanto a José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) obtiveram 0,4%, cada um.
Brancos e nulos somaram 4,4% e aqueles que não souberam ou não quiseram opinar chegaram 3,1%. A pesquisa entrevistou duas mil pessoas em 50 municípios entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Rejeição
Já no levantamento sobre a rejeição dos candidatos, o presidente Lula ficou na liderança, com 44,1% das opiniões registradas. Em segundo vem Heloísa Helena com 17,2%. O tucano, primeiro na preferência do eleitorado gaúcho para o Palácio do Planalto, ficou com 15,4%.
Leia também
Depois vem Eymael, com 11,5%, Cristovam, com 11,4%, Ana Maria Rangel, com 9,6%, e Luciano Bivar, com 8,9%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram opinar chegaram aos 11%. E aqueles que poderiam votar em todos alcançaram a marca dos 3,8%.
Senado
Na disputa por uma vaga no Senado, o peemedebista Pedro Simon está na frente com 41,9% das intenções de voto. O segundo colocado na disputa, segundo a pesquisa, é o petista Miguel Rosseto, com 15,7%.
Governador
Pela cadeira de governador, o levantamento revela uma probabilidade grande da disputa chegar ao segundo turno. Isso porque o primeiro colocado, o governador Germano Rigotto (PMDB), tem 32,7% contra 25,9% de Olivio Dutra (PT). Sem contar que os dois são seguidos por Yeda Crusius (PSDB), que alcançou 22,5% da preferência do eleitorado.
Quanto aos demais candidatos, Alceu Collares (PDT), ficou com 5,7%, Francisco Turra (PP), com 4,9%, Roberto Robaina (Psol), com 1,2%, Beto Grill (PSB), com 0,6%, Edison Pereira de Souza (PV), com 0,5%,
Guilherme Giordano (PCO), com 0,4%, e Pedro Couto (PSDC), com 0,1%. Brancos e nulos somaram 3,3% e não sabem ou não opinaram ficaram em 2,6%.
Deixe um comentário