De acordo com a pesquisa Ibope, divulgada ontem no telejornal DFTV da Rede Globo, se as eleições fossem hoje o candidato ao governo pelo PFL, deputado federal José Arruda, venceria já no primeiro turno. Arruda, que renunciou ao mandato de senador por causa do escândalo do painel do Senado, aparece com 51% na preferência do eleitorado.
Em segundo, vem a governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 17%, dois pontos a menos do que a última pesquisa realizada. A deputada Arlete Sampaio (PT) é a terceira colocada com 12%. Já Toninho (Psol) aparece com 1% das intenções de votos.
Os candidatos Expedito Mendonça (PCO) e Maria de Fátima Passos (PSDC) ainda não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 10%. Os entrevistados que não sabiam ou não opinaram chegaram a 9%.
Na simulação de um provável segundo turno, Arruda continuaria vencendo Maria Abadia. Sendo 59% da preferência do pefelista contra 24% da tucana.
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa anterior realizada pelo Ibope mostrava Arruda com 47%, Maria de Lourdes, com 19%, e Arlete Sampaio, com 10%. O candidato Toninho já apresentava o índice de 1%. Brancos e nulos somavam 11%. Não sabem ou não opinaram eram 12%.
Leia também
Disputa pelo Senado
De acordo com o levantamento, o ex-governador Joaquim Roriz (PMDB) mantém larga vantagem em relação aos adversários. Ele está na frente, com 56% das intenções de voto. Em segundo lugar está o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PCdoB) com 19%. Em terceiro, Rodrigo Dantas (Psol) com 1%. Os demais candidatos ao Senado ainda não atingiram 1% na preferência do eleitorado.
Deixe um comentário