Eduardo Militão
O Ministério Público Federal recomendou ao governo do Acre que retire uma estrela vermelha do helicóptero que começará a ser usado na próxima segunda-feira (7) em ações de segurança pública. Segundo o procurador da República Ricardo Gralha Massia, diz que a estrela deve ser retirada ou, pelo menos, reduzida à mesma proporção que possui na bandeira do estado.
O MPF entende que os bens públicos do Acre são usados para promover o grupo político petista, que dirige o estado. “Não há nenhum caráter educativo, informativo ou de orientação social na pintura, senão o favorecimento do Partido dos Trabalhadores (PT) perante a coletividade, ao lhe vincular os feitos da Administração Estadual, prática proibida no nosso sistema jurídico”, diz comunicado da Procuradoria da República no estado.
O governo federal entregou a aeronave em Brasília, numa solenidade no final de agosto, com a presença do governador Binho Marques (PT) , do ex-governador Jorge Viana (PT) e do senador Tião Viana (PT-AC). Em resposta à recomendação, o governo local disse que vai manter a estrela do mesmo jeito que foi desenhada.
“Longe de simbolizar qualquer favorecimento partidário, como sugere a imaginação do imparcial procurador, a estrela vermelha foi adotada desde 1899, como parte da bandeira verde-amarelo do Estado Independente do Acre, instituído pelo espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Arias”, diz comunicado do governo acreano.
O MPF respondeu à nota e criticou a reclamação contra o ataque à “imagem pessoal” dos procuradores. Em nota, o Ministério Público aproveitou para lembrar que, desde março deste ano, investiga outros “possíveis abusos cometidos na desfiguração dos símbolos oficiais à guisa de publicidade do grupo político que dirige o Estado”.
Leia também
Deixe um comentário