O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anular uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que arquivou uma ação de impugnação do mandato do deputado Paulinho da Força (PDT-SP). O parlamentar foi acusado de abuso de poder econômico nas eleições do ano passado.
Conforme afirma o site do TSE, Paulinho foi acusado de "ultrapassar o limite máximo de gastos de campanha e de receber doações de entidades sindicais – que são fontes vedadas pela legislação eleitoral, o que configuraria abuso de poder econômico".
O MPE quer que seja decretada a nulidade da decisão do TRE-SP “por ofensa aos princípios da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal”.
Em maio deste ano, o TRE-SP decidiu extinguir o processo contra Paulinho. Em seu voto, o juiz relator, Paulo Alcides, afirmou que “não há como concluir, da simples narração dos fatos, que ainda serão devidamente apurados, pela ocorrência do abuso do poder econômico”.
Leia também
Por sua vez, o juiz Paulo Henrique Lucon considerou que a acusação indica fatos que “em tese dariam ensejo à configuração do chamado abuso de poder econômico”. (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário