Apenas nos primeiros quatro meses da atual legislatura, a Câmara dos Deputados já gastou R$ 449,3 mil com 64 viagens feitas pelos parlamentares para cumprir missões oficiais no Brasil e no exterior.
O levantamento foi feito pela Folha de S. Paulo, que colheu os dados junto à assessoria da Câmara dos Deputados.
A reportagem também fala que muitas das missões não tiveram o relatório apresentado no site oficial da Casa, como deveria acontecer em, no máximo, 15 dias após o retorno do parlamentar.
Apesar de ser obrigatório, não há punição prevista para os deputados que não entregarem o relatório.
O excesso de parlamentares que viajam em "missão oficial" já foi motivo, inclusive, de discussão na Câmara. Após a viagem de 11 deputados para a posse do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu (Uruguai), Fernando Gabeira (PV-RJ) chegou a bater boca com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), dizendo que o número de viajantes era excessivo. Chinaglia foi procurado pela Folha para falar sobre o assunto, mas não houve retorno.
Leia também
Em cada viagem, os deputados ganham até US$ 350 de diária, nos casos de destinos internacionais. Nestes 100 dias de trabalhos legislativos, 52, das 64 viagens foram para o exterior. (Soraia Costa)
Deixe um comentário