Não haverá apagão pelos próximos dois anos. A afirmação, feita no final da tarde de hoje (9), é do ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, para quem apesar das diminuições recentes nos níveis de reservatórios Brasil afora, o país não ficará sem energia em 2008 e 2009.
O ministro convocou entrevista coletiva depois que instituições do setor elétrico, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alertaram para o risco de apagão. “Não há motivo para alarde”, disse o ministro interino, garantindo que “a situação é bastante diferente de 2001”, quando houve o problema.
Hubner disse ainda que, por via das dúvidas, o pleno funcionamento das usinas térmicas, medida preventiva implementada desde dezembro, garantirá a demanda de energia no país. Ele lembrou também que o “grande” período de chuvas está apenas no começo, e que os serviços de meteorologia prevêem média pluviométrica dentro da normalidade.
Neste momento, o presidente Lula está reunido com a cúpula do setor elétrico no Palácio do Planalto para discutir o assunto. Participam da reunião, além de Nelson Hubner, o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, e o Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp. (Fábio Góis)
Leia também
Deixe um comentário