A Mesa Diretora da Câmara aprovou hoje um parecer do corregedor da Casa, Ciro Nogueira (PP-PI), que pedia o arquivamento dos pedidos para cassação dos deputados Rodrigo Maia (PFL-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS). Nogueira considerou que os dois parlamentares não praticaram atos que possam ser caracterizados como quebra do decoro parlamentar.
O processo contra Pimenta havia sido proposto pelo líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP). Ele acusa o deputado do PT gaúcho de ter faltado com o decoro quando pegou carona com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, suposto operador do mensalão, após reunião da CPI da Compra de Votos. O episódio provocou a renúncia de Pimenta ao cargo de vice-presidente da CPI, em agosto deste ano.
Já o pedido de cassação de Rodrigo Maia foi apresentado pelo deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF), que o acusa de ter divulgado notícia sobre o envolvimento de assessores e parlamentares do PT em irregularidades, sem ter checado as informações.
Na mesma reunião, a Mesa aprovou o arquivamento de processos antigos que tramitavam na Corregedoria contra os deputados Doutor Rosinha (PT-PR) e Ronaldo Caiado (PFL-GO). Rosinha foi acusado pelo deputado Enio Bacci (PDT-RS) de ter declarado que o pedetista não compareceu a eventos programados em viagem patrocinada pela Câmara. Já o processo contra Caiado referia-se a uma suposta declaração racista do parlamentar. Nesse caso, a Mesa considerou que o assunto é de competência do Supremo Tribunal Federal (STF).
Deixe um comentário