O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato ao governo paulista pelo PT, reagiu ontem às declarações de seu adversário na disputa, o tucano José Serra, de que estaria pegando "carona" na candidatura do presidente Lula à reeleição. "Toda a minha trajetória política esteve ligada ao presidente Lula, antes mesmo de existir o PT", admitiu Mercadante.
Durante a convenção do PSDB realizada no último domingo, em São Paulo, Serra disse, sem citar o nome de Mercadante, que "é preciso saber governar" para administrar o estado mais rico do país. "São Paulo não é um brinquedo para amadores. Um governador não pode querer pegar carona nem andar na garupa de ninguém. Não é nem pode ser um aprendiz nem pau-mandado", discursou Serra, numa provável referência à dependência da candidatura de Mercadante à do presidente Lula.
O senador disse que quem "pegou carona" foi Serra na eleição para a Prefeitura de São Paulo. "Mais uma vez (Serra) usou a cidade em função de seu projeto pessoal", afirmou o senador, em referência ao desejo de Serra de se candidatar à Presidência da República.
Leia também
"Ele (Serra) não cumpriu nem o que disse e nem o que escreveu", disse Mercadante, sobre o fato de Serra ter prometido ficar na Prefeitura de São Paulo até o fim de seu mandato, mas acabou deixando o cargo para seu vice, Gilberto Kassab (PFL).
"Portanto, ‘aprendiz’ e ‘pau mandado’ é o prefeito que a cidade tem e não sabe hoje nem o nome, e que é conseqüência de um homem público que não cumpre o que promete, não cumpre o que fala e nem o que escreve e assina", retrucou Mercadante, em referência a Kassab.
Mercadante lembrou ainda que foi candidato a vice-presidente da República com Lula e líder do governo federal durante três anos, por isso não está pegando "carona". Na avaliação do senador, o PT tem muito a apresentar sobre o governo Lula, "diferente do Serra e do PSDB que tentam esconder o governo Fernando Henrique Cardoso". "E o Serra tenta se afastar o máximo que pode da candidatura de Geraldo Alckmin (à Presidência da República)", afirmou.
Deixe um comentário