O relator da CPI do Apagão Aéreo, deputado Marco Maia (PT-RS), classificou de estapafúrdia a eventual convocação do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir ao espaço, para prestar depoimento à comissão. "Não estamos falando da estratosfera, mas do espaço aéreo brasileiro", disse, durante a reunião que elegeu os vice-presidentes da CPI (leia).
O requerimento de convocação do astronauta foi protocolado na semana passada pelo deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG). Na opinião do relator, esse tipo de convocação está mais "para as luzes do que para a reflexão que a CPI deve fazer".
O argumento de Geraldo Thadeu em defesa da convocação era que Marcos Pontes enfrentou uma longa espera no aeroporto de Brasília durante a crise aérea e tem profundo conhecimento na área de aviação.
Ainda durante a reunião, Marco Maia anunciou que apresentará hoje vários requerimentos de convocação e de requisição de documentos. Alguns, admitiu, serão semelhantes aos que já foram apresentados no primeiro dia de funcionamento da CPI.
Leia também
Ele descarta, contudo, a convocação imediata do ministro da Defesa, Waldir Pires. Como o ministro já foi ouvido por outras comissões da Câmara, Marco Maia acha melhor esperar o avanço das investigações antes de uma nova convocação. (Carol Ferrare)
Deixe um comentário