Rodolfo Torres
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (28) que o Brasil deverá ter crescimento negativo durantes os três primeiros meses do ano. “No primeiro trimestre deste ano deveremos ter crescimento negativo, não sabemos de quanto, mas sabemos que houve”, admitiu.
“Não adianta ficar olhando pelo retrovisor. Temos problemas que ainda precisam ser resolvidos, evidentemente, como a questão do crédito”, explicou o ministro.
Guido Mantega destacou que houve uma forte desaceleração econômica no último trimestre de 2008, provocada pela falência de instituições financeiras americanas, que continuou no primeiro trimestre deste ano.
No entanto, ele ressaltou que o país deverá crescer entre 3% e 4% em 2010, assumindo uma posição privilegiada no cenário internacional. O ministro participou de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre os efeitos da crise financeira no país e as ações do governo para combatê-las.
O petista avalia que países como o Brasil terão uma recuperação mais rápida do que outras nações mais ricas em virtude do seu mercado interno em crescimento. Como exemplo, ele citou o caso da produção de veículos deste ano que, apesar da crise, supera a produção do mesmo período do ano passado.
“A boa notícia é que haverá recuperação em 2010 nos países avançados, embora modesta. A recuperação é mais rápida nos países emergentes”, afirmou o ministro, acrescentando que as finanças brasileiras já demonstram sinais de recuperação.
Deixe um comentário