O GLOBO
Ações da Polícia Federal ficam paradas na Justiça
Operações da Polícia Federal deflagradas nos últimos anos contra grandes empresas privadas estão muito longe do fim. Duas delas, contra o Grupo Schincariol e a Daslu, que foram iniciadas em 2005 para apurar crime tributário e formação de quadrilha, ainda não foram julgadas pela Justiça Federal. Provas coletadas pela PF e até escutas telefônicas são derrubadas judicialmente.
Dilma é a estrela do PT nos palanques
Dos 20 ministros do governo Lula que já estão engajados na campanha, a “mãe do PAC”, Dilma Rousseff, é a maior estrela, cuja presença é disputada nos palanques. Cotada para candidata a presidente em 2010, ela fará campanha por todo o país.
Crime contra meio ambiente complica Eike
A mineradora MMX, de Eike Batista, é alvo de investigação da PF em Mato Grosso do Sul, acusada de falsificar documentos, pagar propina e desmatamento ilegal. Para o Ibama, a MMX incentiva derrubada e trabalho escravo em carvoaria. A empresa nega.
Leia também
FOLHA DE S.PAULO
PF espionou PF durante a investigação, diz relatório
Policiais federais participantes da Operação Satiagraha disseram ter sido seguidos em Brasília pelo menos seis vezes, inclusive por funcionários da própria PF. A história é narrada em relatório da Diretoria de Inteligência Policial da PF. No dia 8, a operação levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito Celso Pitta, que depois obtiveram habeas corpus e foram soltos.
Governo quer endurecer leis de trânsito e elevar multas
Depois das regras mais rígidas para o teor de álcool no sangue do motorista, o governo deve mandar ao Congresso em agosto um projeto que endurece as leis de trânsito e aumenta em 64,5% as multas, com reajuste anual. Será a primeira grande reforma do Código Brasileiro de Trânsito, sancionado em 1997.
Classe média paulistana tem gasto maior que a de Nova York
Fatores como a elevada carga tributária no Brasil, a pouca competição entre empresas, os juros altos e a sobrevalorização do real explicam fenômeno.
Polícia recupera obra de Picasso levada em junho da Pinacoteca
A Polícia Civil recuperou anteontem à noite uma das quatro obras roubadas em junho da Estação Pinacoteca, em São Paulo. Um dos suspeitos do crime foi preso em um shopping e levou os policiais a um prédio em Itaquera (zona leste) onde estava a gravura “O Pintor e seu Modelo”, de Pablo Picasso.
ESTADO DE S.PAULO
Pesquisa Ibope mostra empate técnico entre Marta e Alckmin
Marta Suplicy (PT) lidera a corrida à Prefeitura de São Paulo com 34% das intenções de voto, em empate técnico com Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 31%. Os números são do Ibope, em pesquisa contratada pelo Estado e pela TV Globo. É o primeiro levantamento que avalia a preferência dos eleitores com base na lista dos candidatos oficialmente registrados pelos partidos.
Sede do Opportunity ‘abriga’ 84 empresas
A sede do Grupo Opportunity no centro do Rio de Janeiro, é endereço de 84 empresas caracterizadas pela Polícia Federal como “de prateleira”. Cinco delas caíram na malha fina do Banco Central por movimentarem uma soma superior a R$ 115 milhões se declarar faturamento mensal. Em duas dessas empresas o banqueiro Daniel Dantas, alvo central da Operação Satiagraha, aparece como sócio-administrador.
Transporte rodoviário já recusa clientes
O ritmo forte da economia e a alta dependência em relação ao transporte rodoviário estão levando empresas da área de logística até a recusar clientes. Nos últimos 12 meses, 82% das transportadoras fizeram isso.
Classe A/B vai às compras em mercados classe C
A inflação provoca mudança nos hábitos das classes A e B. Produtos básicos como os de limpeza agora são comprados em supermercados populares. Só itens especiais, como geléias e biscoitos, vêm de lojas caras.
CORREIO BRAZILIENSE
Um mês da lei que salva vidas
Com 30 dias em vigor, a lei seca já traz resultados concretos no dia-a-dia do trânsito. De acordo com índices do Detran e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o número de acidentes com vítimas caiu 30% nas pistas do Distrito Federal. Desde o início da fiscalização, cerca de 200 motoristas brasilienses foram multados por desrespeitar os limites estabelecidos pela legislação.
Operação Satiagraha – Esplanada na mira das investigações
O Ministério Público analisa o relatório da PF e os documentos apreendidos na Operação Satiagraha para sugerir novas investigações, especialmente a respeito do envolvimento de políticos do Planalto e do Congresso. O objetivo é descobrir se houve favorecimento ao banqueiro Daniel Dantas.
Conselho de Defesa terá a Colômbia
Preocupado com os 1,5 mil km de fronteira entre Brasil e Colômbia, o presidente Lula convenceu Álvaro Uribe a aderir ao Conselho de Defesa Sul-Americano, mas houve ressalvas. A enviada especial do Correio, Viviane Vaz, relata as condições destacadas pelo presidente colombiano e os investimentos que o Brasil fará no país vizinho.
Papa pede desculpas por pedófilos
Em visita à Austrália, o papa Bento XVI pediu perdão pelos abusos sexuais contra menores cometidos por padres e disse que “os responsáveis devem ser levados à Justiça”. Ativistas do país, no entanto, consideraram o discurso “uma desculpa vazia”.
JORNAL DO BRASIL
O Rio dos sonhos da cultura carioca
A pedido do JB, 10 das principais cabeças da arte carioca listam as necessidades do Rio no campo da cultura. São representantes da literatura, cinema, teatro, dança, artes plásticas e música, que concebem a escala de prioridades a ser seguida pelo próximo prefeito e chegam a um denominador comum: a valorização da arte é uma ferramenta contra a violência da cidade. Reconhecem avanços na gestão de Cesar Maia, mas reclamam, por exemplo, da centralização, da ausência de um corpo de baile e de investimentos nos artistas cariocas.
Uma crítica federal à polícia do Estado
Secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri critica a política de enfrentamento utilizada pela polícia no Rio: “Quem mata um criminoso hoje mata o filho da classe média amanhã”.
Crivella: “As injúrias não me abalam”
O senador Marcelo Crivella (PRB) abre a série de entrevistas do JB com os candidatos a prefeitura do Rio. Afirma que os cariocas precisam de um político, promete governar para todos – evangélicos ou não -, se diz assustado com a violência e avisa que os ataques não o diminuem.
Deixe um comentário