JORNAL DO BRASIL
CPMF deve cair no Senado
Acendeu-se a luz vermelha na cúpula governista do Senado. Feitas as contas, há um sério risco de o projeto de prorrogação da CPMF nem ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. Lá o placar está empatado: 11 votos para o governo e 11 contrários. Se chegar ao plenário, serão necessários 49 votos, mas todos os partidos governistas somam 53. Três desses já se declararam contrários e a oposição diz que tem outros seis guardados para surpreender o Palácio do Planalto.
Estatais vão comprar linhas de trasnmissão
Empresas estatais brasileiras de energia foram as maiores vencedoras do leilão de linhas de transmissão promovido pela Aneel. As concessões destinam-se à construção, operação e manutenção de 1.941 quilômetros de nove linhas e quatro subestações.
Procuram-se profissionais qualificados
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o perfil do profissional está em transformação. Hoje, adaptar-se às necessidades da indústria chega a valer mais que um diploma.
Leia também
Estradas: 18,8% em mau estado
Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte revelou que 73,9% das estradas estão em condições apenas razoáveis ou prejudicadas. E 18,8% são ruins ou péssimas.
FOLHA DE SÃO PAULO
Sobra emprego qualificado no país
Falta trabalhador qualificado para uma de cada quatro vagas com carteira assinada abertas pela indústria em 2007, de acordo com pesquisa realizada pelo Ipea, órgão ligado ao Planejamento. Ao todo, não há mão-de-obra qualificada para 123 mil vagas abertas neste ano. O déficit de profissionais com qualificação e experiência é maior em áreas como as indústrias petroquímica e extrativista mineral.
Sem apoio do PSDB, governo faz corpo-a-corpo por CPMF
Um dia depois de ouvir a recusa do PSDB, o governo decidiu ontem que somente um "corpo-a-corpo" intenso no Senado conseguirá reverter o cenário desfavorável para aprovar a prorrogação da CPMF (o imposto do cheque).
Lula se irrita com Mantega e assume a negociação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados nos últimos dias que o Ministério da Fazenda "conduziu mal as negociações" com os tucanos e que está "irritado" com alguns senadores de sua base de apoio, particularmente do PDT e do PMDB, por estarem pressionando o governo por mudanças na CPMF e por cargos.
Conversão para gás deve ser evitada, afirma ministro
O governo federal recomenda que os motoristas não façam investimentos para converter seus automóveis para rodar com gás natural (GNV, Gás Natural Veicular). "Eu não aconselharia", disse o ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner. Segundo ele, está na hora de tentar reduzir o aumento da demanda por gás provocada pelo uso do combustível em automóveis.
Ministério decide investigar sete marcas de leite
O Ministério da Justiça abriu procedimento administrativo para investigar seis empresas que, de acordo com laudos do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário), fabricavam leite com valor nutricional diferente do informado no rótulo. Uma operação conjunta entre a pasta e o Ministério da Agricultura feita em maio -antes da descoberta da adulteração do leite em Minas Gerais- encontrou essa irregularidade em oito amostras de leite em pó e longa vida de 57 analisadas: Parmalat, Andrinse, Marajoara (duas amostras), Cilpe, Lebon, Alimba (que também pertence à Parmalat) e Total. A análise foi concluída neste mês. As amostras apresentavam níveis de gordura, carboidratos e proteínas com diferença maior do que 20% em relação ao informado na embalagem.
O ESTADO DE SÃO PAULO
Grupo armado reprime protesto na Venezuela
Nove estudantes ficaram feridos ao serem atacados por um grupo de homens armados não identificados, no campus da Universidade Central da Venezuela, em Caracas. Os estudantes voltavam de uma manifestação contra o projeto de reforma constitucional proposto pelo presidente Hugo Chávez. De acordo com algumas testemunhas, os agressores, supostamente integrantes de grupos chavistas, entraram no campus usando máscaras e tomaram a escola de serviço social, onde houve confrontos e foram disparados alguns tiros – dois dos feridos teriam sido baleados.
Planalto busca nos estados apoio à CPMF
Para pressionar governadores a lutar pela prorrogação da CPMF, o Ministério da Fazenda divulgou mapa de recursos da contribuição distribuídos aos Estados.
BRA vendeu bilhetes após suspensão dos vôos
O Procon de Guarulhos vai entrar com representação no Ministério Público contra a BRA. A empresa aérea é acusada de ter vendido passagens após o envio à Anac de documento pedindo a suspensão de todos os seus vôos nacionais e internacionais, no final da tarde de terça-feira. Os vôos foram suspensos ao meio-dia de ontem. Antes do pedido de suspensão já havia 70 mil bilhetes emitidos, até março de 2008.
Petrobras quer investir para ampliar campo de gás boliviano
Como resultado das negociações com o governo da Bolívia, a Petrobras deve investir, junto com sócios, US$ 40 milhões no campo de gás de San Antonio, o maior do país vizinho. A produção do campo deve aumentar de 12 milhões para 18 milhões de m³ por dia. Suspenso desde 2006, quando as reservas bolivianas foram nacionalizadas, o projeto é tido por técnicos brasileiros como a melhor solução para ampliar o fornecimento de gás a curto prazo.
CORREIO BRAZILIENSE
Lula fará nova proposta para PSDB apoiar CPMF
Em encontro com o governador Aécio Neves, em Minas Gerais, presidente diz que a idéia é aumentar o repasse de dinheiro da União a estados e municípios. Com isso, espera ter o voto de senadores tucanos para prorrogar a cobrança do tributo até 2011. Aliado do governo, o PMDB decidiu fechar questão: votará a favor do imposto, mas exigirá a redução da alíquota.
GDF decide frear gastos com pessoal
As despesas com o funcionalismo estão a três pontos percentuais do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O principal motivo é que os repasses da União não têm sido suficientes para o GDF pagar os servidores da segurança, saúde e educação. Resultado: a cada ano, o tesouro local é obrigado a bancar fatia maior da folha.
Marcha Anti-Chávez acaba com nove feridos
Estudantes foram recebidos a tiros em universidade em Caracas quando voltavam de megaprotesto contra reforma que permite reeleição eterna a Chávez.
Deixe um comentário