O presidente interino do PT, Tarso Genro, divulgou nesta terça-feira à tarde o resultado final do primeiro turno das eleições internas do partido. O candidato e deputado Ricardo Berzoini (SP), representante do Campo Majoritário, ala do ex-ministro José Dirceu e que controla o partido, foi o que conquistou mais votos: 123.537. Porém, o número não foi suficiente para garantir a vitória do petista, que vai enfrentar o candidato da Democracia Socialista (DS), Raul Pont, no segundo turno, marcado para o próximo dia 9. Os dados foram apresentados, na sede do PT em São Paulo.
Pont obteve 43.190 votos e ficou à frente de Valter Pomar, candidato da ala Articulação de Esquerda, por uma diferença de apenas 179 votos. Pomar, que conquistou 42.911 eleitores, já afirmava antes mesmo do resultado final das eleições, que apoiaria o representante da DS em uma eventual disputa no segundo turno. Mesmo assim, Pont vai precisar do apoio das outras vertentes do partido para garantir uma vitória sobre Berzoini, já que somente os votos das duas alas não são suficientes para superar o candidato do campo majoritário.
A candidatura da Democracia Social perdeu força na tarde desta terça-feira com a saída de dois membros do partido: os deputados federais Chico Alencar (RJ) e Maninha (DF). Eles anunciaram que vão deixar o PT e devem se filiar ao PSOL, partido da senadora Heloisa Helena. Na segunda-feira, 800 militantes petistas fizeram o mesmo.
Leia também
Plinio de Arruda Sampaio, que também deve se filiar ao PSOL, terminou a disputa em quarto lugar, com 39.342 votos. Em seguida, vieram Maria do Rosário, com 39.039, Markus Sokol, com 3.966, e Gegê, com 1.968. Foram 293.973 votos válidos, 16.579 brancos e 4.374 nulos. Ao todo, 314.926 petistas foram às urnas no primeiro turno. Os filiados não são obrigados a votar nas eleições internas. Cerca de 820 mil petistas estão aptos a votar.
Deixe um comentário