Já passa de 75 mil o total de pessoas que subscreveram o abaixo-assinado contra o aumento de quase 91% nos vencimentos dos parlamentares federais. A medida, tomada no último dia 14 pelos presidentes da Câmara e do Senado e pelos líderes no Congresso, elevou para R$ 24,5 mil a remuneração dos deputados e senadores.
O Congresso em Foco publicou editorial fazendo um apelo ao Congresso para que reveja a decisão, e se declarou em campanha contra o aumento. Além de recomendar a assinatura do abaixo-assinado citado, este site se juntou ao Jornal de Debates para estimular uma ampla discussão pública sobre o assunto.
Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido ontem (terça, 19) suspender o inaceitável aumento autoconcedido pelos congressistas, a questão não está resolvida definitivamente. O STF decidiu apenas que o decreto legislativo que serviu de amparo para a decisão adotada pelas mesas da Câmara e do Senado perdeu a validade.
Permanece aberto, portanto, o caminho para o aumento sair, desde que ele seja aprovado pelo Plenário de cada uma das duas Casas. Os líderes e os integrantes das mesas diretoras do Senado e da Câmara têm reunião hoje, às 11h, para discutir o assunto.
Deixe um comentário