Mais de 76% dos prefeitos que podem disputar as próximas eleições municipais em outubro tentarão a reeleição. A estimativa é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que mostra que pelo menos 3.361 dos 4.368 prefeitos que podem concorrer ao segundo mandato, disputarão o próximo pleito.
De acordo com as regras atuais, assim como o Presidente da República e governadores, os prefeitos podem permanecer no cargo pelo período de um mandato (quatro anos) prolongado por mais um, caso consiga ser reeleito.
Entre os estados com o maior índice de tentativa de reeleição está o Amapá, onde todos os 13 prefeitos (100%) que poderão disputar o próximo pleito confirmaram serem candidatos. Em segundo da lista aparece o Mato Grosso do Sul, com 86%, seguido do Espírito Santo com 85%.
O estado com o menor número de candidatos à reeleição é o Rio Grande do Norte, onde 61% dos prefeitos que poderão disputar o segundo mandato irão concorrer nas próximas eleições.
De acordo com a pesquisa, caso se confirme a tendência das últimas duas eleições – em que 58,2% dos candidatos foram reeleitos – teremos nesse ano 1.956 prefeitos com mandatos ampliados.
Leia também
Partidos
A pesquisa também mostra que o PMDB é o partido com maior número de candidatos à reeleição, com um total de 817 prefeitos. Do ninho tucano sairão 482 prefeitos candidatos a um segundo mandato. PP aparece com 305, DEM 287 e o PT com 285.
Proporcionalmente o PCdoB é que tem o maior índice de candidatos a permanência nas prefeituras. Dos atuais 14 prefeitos 13 disseram que vão disputar o segundo mandato. (Erich Decat)
Confira na íntegra a pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Deixe um comentário