Um manifesto assinado por mais de 100 organizações não-governamentais e ativistas pede à Câmara que escolha um parlamentar ligado à defesa dos direitos humanos para presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa. O abaixo-assinado é uma reação à possibilidade de o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que já foi acusado de homofobia e de agredir verbalmente a deputada Maria do Rosário (PT-RS), ser eleito presidente do colegiado. Os militantes também temem que a comissão seja comandada novamente por um parlamentar com pouca afinidade com a temática dos direitos humanos, a exemplo do que aconteceu com o Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) em 2013. No ano passado, como candidato avulso, Bolsonaro perdeu a presidência da CDH por apenas um voto para o petista Assis do Couto (PR).
A distribuição das comissões na Câmara deve ser definida nesta terça-feira. Além do fluminense, que foi o mais votado no Rio de Janeiro, outro deputado campeão de votos em seu estado ligado à chamada bancada da bala, Delegado Valdir (PSDB-GO), também é cotado para comandar o colegiado.
Leia também
Bolsonaro já adiantou que, caso seja eleito, promoverá uma audiência sobre pena de morte na primeira audiência da CDH. Ele também prometeu se articular para revogar o Estatuto do Desarmamento, para facilitar a venda e o porte de armas de fogo por civis.
O abaixo-assinado pede aos parlamentares que elejam um presidente que defenda a “proteção integral de direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais, sexuais e reprodutivos, além da redução das desigualdades e discriminações, do racismo e do sexismo”.
De acordo com a petição, é indispensável que a nova presidência da comissão honre sua história de luta por direitos, pelo reconhecimento da diversidade e da tolerância neste país, por meio da manutenção de canais abertos e constantes de diálogo com a sociedade civil. O grupo pede à Comissão de Direitos Humanos que seu novo presidente mantenha aberto diálogo constante com a sociedade civil e negue o retrocesso de direitos de grupos minoritários.
Assinam o manifesto, entre outras entidades, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transexuais (ABGLT), a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e a Artigo 19.
interessante como a sociedade está com sede de justiça, todo comentário pede Bolsonaro, será porque em ditadura escusa maquiada de democracia..
interessante como a sociedade está com sede de justiça, todo comentário pede Bolsonaro, será porque em ditadura escusa maquiada de democracia..
Se ele assume a presidência da CDH, a putaria nesse País começa a ter um fim. Leis mais duras principalmente para esses menores infratores. Direitos humanos ou imundos? que só defendem bandidos. Eu não vejo, em alguma reportagem que um Pai ou Mãe de família é assassinado, um representante dos DH aparecer. Agora vá sentar o pau em bandido para você ver o que acontece. Estou com a maioria. Bolsonaro neles…
É preciso uma auditoria nas ONGs que recebem verbas, é muito recurso público sem controle e destinado a orientação ideológica.
Eu apoio o Bolsonaro para a presidência da CDH.
Eu apoio também para Presidente do país em 2018!.
Estamos juntos!
Estou “puto” da vida porque já faz mais de mês e meio que tento enviar e-mail, mas o site da Câmara falha e diz que estão em “reformulação” e querem que direcionemos os e-mails para uma espécie de “Central de Recados”. Acho que estão é filtrando os e-mails. Aí CF, dá uma investigada nisso!
Seria interessante ver Bolsonaro na presidência da CDH..
E no cargo de Presidente do país também em 2018!.
Essa minoria que os direitos humanos defende hoje é só os bandidos por que quem precisa não tem esse amparo.
O país não necessita das “minorias”, elas é que precisam do país com trabalho e moradia digna.
Pra bandido ele vai ser firme pro cidadão de bem um pai…
O único lugar correto para bandido é no cemitério, é barato e nunca mais gera despesa para os contribuintes!.
Pesquisem sobre esse cara, não vão se arrepender. Bolsonaro merecem meu respeito.
É isso ai meu caro!.
ainda prefiro o bolsonaro, pelo menos sei que esse ai nao vai defender bandido.
Bolsonaro presidente 2018.
Gostei sou a favor dele!!!
Todos tem o direito de passar por lá
Nesta entrevista fala q ele agrediu verbalmente a deputada mas o estranho q não fala q ela também agrediu ele verbalmente a falta de imparcialidade é bem visível!!!
E pensando que só existe o PIG? HEHEEH a esquerda golpista também.
Era só o que me faltava.
Era o que faltava mesmo…”BOLSONARO NELES”
Sim, “BOLSONARO NELES” para botar ordem nesse galinheiro!.