O presidente Lula estuda a possibilidade de transferir a Infraero da alçada do Ministério da Defesa para o Ministério do Turismo, informa a Folha de S. Paulo. Com a mudança, Lula tentaria convencer a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT) a assumir uma pasta que hoje tem orçamento e projeção política limitados.
O Campo Majoritário, corrente petista à qual Marta é ligada, tenta emplacar a ex-prefeita como ministra das Cidades, ministério que Lula pretende manter nas mãos de Marcio Fortes, indicado pelo PP. De acordo com reportagem de Kennedy Alencar e Valdo Cruz, com a incorporação da Infraero pelo Ministério do Turismo, a tendência é que Marta reveja sua posição e aceite a oferta.
A idéia teria partido do atual titular da pasta, Walfrido Mares Guia, no ano passado, quando ele ainda não contava com sua transferência para Relações Institucionais – outra mudança que deve ser confirmada nos próximos dias. Mares Guia teria proposto a Lula assumir a Infraero para incrementar o negócio de turismo no país sob o argumento de que o órgão precisa ter um foco na melhoria da infra-estrutura turística nos aeroportos.
Leia também
Ao repassar a Infraero ao Turismo, Lula reforçaria também uma estratégia para evitar a instalação da CPI do Apagão Aéreo, a primeira crise de 2007 do governo no Congresso. Com a Infraero na alçada da ex-prefeita, o presidente ganharia mais força dentro do PT para barrar as investigações sobre o setor.
Nesse cenário, diz a Folha, Lula deixaria de criar uma secretaria de Portos e Aeroportos, reservada para o PSB. Poderia criar apenas um órgão para tratar dos assuntos portuários, seja em forma de secretaria ligada ao Planalto, seja retirando essa atribuição dos Transportes.
Deixe um comentário