Fábio Góis
O presidente Lula uniu-se ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e a toda a comunidade literária mundial em pesar pela morte do escritor português José Saramago. Aos 87 anos, o autor do polêmico O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) morreu na manhã desta sexta-feira (18), na Espanha.
Em nota de pesar divulgada há pouco, Lula declara que Saramago – único escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998 – registra seu mais determinante ponto final na condição de “um dos maiores nomes da literatura mundial”, e responsável pelo “engrandecimento do nosso idioma”.
Confira a nota de pesar assinada pelo presidente Lula:
“José Saramago contribuiu de maneira decisiva para valorizar a língua portuguesa. De origem humilde, tornou-se autodidata e se projetou como um dos maiores nomes da literatura mundial. Recebeu o Prêmio Camões, distinção máxima conferida a escritores de língua portuguesa, e o Prêmio Nobel de Literatura. Nós, da comunidade lusófona, temos muito orgulho do que o seu talento fez pelo engrandecimento do nosso idioma. Intelectual respeitado em todo o mundo, Saramago nunca esqueceu suas origens, tornando-se militante das causas sociais e da liberdade por toda a vida. Neste momento de dor, quero me solidarizar, em nome dos brasileiros, com toda a nação portuguesa pela perda de seu filho ilustre.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil”
Deixe um comentário