Depois de participar da 2ª Cúpula Sul-Americana de Nações, em Cochabamba (Bolívia), o presidente Lula passou o domingo (10) em São Bernardo do Campo (SP). O petista aproveita a folga na agenda oficial para descansar.
Lula retoma as atividades nesta segunda-feira, às 9h, no Palácio do Planalto. Segundo a assessoria de imprensa da presidência da República, ele tem uma reunião com o presidente da Confederação do Comércio, Antonio Oliveira dos Santos, às 10h.
Às 11, Lula visita a sede do Banco do Brasil para almoçar com a diretoria e o presidente do banco, Rossano Maranhão. Depois se reúne com os ministros Jorge Armando Félix (Gabinete de Segurança Institucional), Hélio Costa (Comunicações) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento).
O presidente volta à São Paulo, às 20h, para receber o prêmio “Brasileiro do Ano”, promovido pelas revistas IstoÉ e IstoéGente. Logo após o evento, Lula retorna à Brasília.
Presidente garante fim da crise nos aeroportos
O presidente Lula disse, ontem antes de deixar a Bolívia, que a crise dos aeroportos brasileiros terminou. Para ele, o Brasil passa apenas pelo “rescaldo de coisas que aconteceram". Apesar da confiança, Lula afirmou que precisaria antecipar sua volta ao Brasil para participar de uma reunião com o Comando da Aeronáutica. "Eu acho que [a crise] acabou", comentou.
Leia também
Na cidade de Cochabamba, durante a cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, o presidente disse que os aeroportos estão voltando a normalidade e que a Força Aérea Brasileira assumiu o compromisso de descentralizar as operações e, assim, melhorar o serviço."Nós estamos preparando o Brasil para que ele não tenha nenhum problema, afinal de contas, fazia muito tempo que o Brasil não tinha nenhum problema."
Lula garantiu que o final de ano dos brasileiros será tranqüilo e que não acontecerá, novamente, o caos nos aeroportos. "Eu quero que o Brasil passe o Natal permitindo que as pessoas viajem com tranqüilidade, não tem sentido o Brasil viver um problema nos aeroportos. Você pode sofrer quando tiver chuva demais, você pode sofrer quando queima a torre, mas, por aparelhos para controlar vôo, nós não vamos sofrer mais."
Presidente deu 18 voltas ao redor do mundo
Empenhado em fortalecer as relações com os outros países, o presidente Lula completou o final do seu primeiro mandato com 13,2% do tempo no exterior. Levantamento realizado pela Folha de São Paulo revela que o petista passou 900 horas dentro das aeronaves presidenciais, o suficiente para dar 18 voltas ao redor do mundo.
Lula superou a quantidade de viagens de todos seus antecessores com 102 visitas internacionais. Fernando Henrique ganhou a alcunha de “viajando Henrique” com 55 viagens para fora do país, no primeiro mandato. Uma média de 1,14 país por mês, contra 2,12 países do atual presidente.
Os repórteres Edurado Scolese e Pedro Dias Leite levantaram que Lula percorreu uma distância um pouco superior a 700 mil Km, passando o equivalente a 38 dias dentro das aeronaves da Força Aérea Brasileira.
“Itamar, por exemplo, em dois anos e três meses de governo, fez 15 visitas a países do exterior. Já Collor, em dois anos e sete meses no Palácio do Planalto, passou por 27 nações. Sarney, por sua vez, cumpriu 145 dias de agenda no exterior, em 41 visitas internacionais em cinco anos de mandato.”
Deixe um comentário