A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem (28) que o presidente Lula pretende formar uma equipe de ministros que sejam ao mesmo tempo especialistas da área e políticos comprometidos com o governo. “O presidente vai fazer questão da característica dupla, de técnicos comprometidos com o país”, garantiu ela.
Dilma elogiou o trabalho dos ministros técnicos que assumiram o cargo no governo Lula, como Fernando Haddad (Educação), Nelson Machado (Previdência) e Paulo Sérgio Passos (Trasnportes), mas lembrou o exemplo da ditadura para dizer que não basta o ministro ter um bom conhecimento da área, é preciso ter também o compromisso com o Estado. "A tecnocracia tem grave apelo em regimes ditatoriais. Não podemos fazer uma leitura simples da tecnocracia”, disse, acrescentando ser ela mesma é uma técnica com trajetória política. "Não há ministros de primeira ou segunda categorias", completou.
De acordo com a ministra, Lula não tem pressa para escolher os nomes de sua nova equipe e deverá anunciar o novo ministério apenas no final de janeiro. Ela ressaltou que os partidos não estão pressionando por nomes.
Leia também
Deixe um comentário