Renata Camargo
O presidente Lula iniciou neste fim de semana conversas com líderes de Cabo Verde, na África, com o objetivo de levar a Petrobras para fazer prospecção de petróleo naquele país. Em visita ao continente africano, Lula informou que pedirá aos diretores da empresa que comecem as negociações com o governo cabo-verdiano.
“Queremos expandir a Petrobras para que ela possa fazer estudos em outros lugares, sobretudo em águas profundas. Conversei com o primeiro ministro, e Cabo Verde tem interesse em fazer estudos em suas águas”, disse Lula em pronunciamento.
Segundo a Agência Brasil, o presidente disse que já assumiu o “compromisso de, regressando ao Brasil, conversar com a direção da Petrobras para que venha gente conversar com autoridades de Cabo Verde para ver as possibilidades”. O presidente pretende fazer uma negociação de forma que a Petrobras transfira tecnologia em exploração em águas ultraprofundas, campo de excelência da empresa brasileira.
“O Brasil está vivendo um momento muito especial com perspectiva de exploração de exploração em águas ultraprofundas, na chamada camada pré-sal. Há o compromisso de investir US$ 224 bilhões até 2014 na construção de sondas, navios, pesquisa e expedições”, disse Lula, ainda segundo a Agência Brasil. O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, demonstrou entusiasmo com a vinda da Petrobras a seu país.
Leia também
Deixe um comentário