Rodolfo Torres
O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (14) que chegou ao fim no Brasil a época em que políticos que governavam apenas para as elites eram eleitos. “Não existe mais possibilidade deste país eleger prefeitos, governadores e presidentes que vão governar para os coronéis que há 500 anos governam e mandam neste país’, afirmou o petista.
No palanque, dois possíveis candidatos à sucessão presidencial no próximo ano: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE).
Lula, Dilma e Ciro participaram de uma visita às obras de revitalização do rio São Francisco em Buritizeiro (MG). Na ocasião, o presidente agradeceu a cobrança pelas obras e destacou: “Não é sempre que um Presidente vem a Buritizeiro, aliás, não sei se veio”.
Para ele, as obras de revitalização daquele rio representam o pagamento de uma dívida histórica com o povo daquela região. Contudo, ele lembrou que não seria possível matar a sede de 12 milhões de brasileiros sem antes “recuperar o rio São Francisco”.
Lula também destacou outras ações do governo, como o tratamento de esgoto nas cidades próximas ao rio São Francisco e a recuperação de suas margens. “E por isso estamos fazendo o maior projeto de florestamento das matas ciliares do rio São Francisco que já foi feito”, afirmou.
O petista ainda chamou a atenção dos “companheiros da imprensa” para alguns números. De acordo com o presidente, os investimentos nas obras do programa de integração do rio São Francisco serão de R$ 4,8 bilhões, sendo mais da metade aplicados em compensação ambiental.
“Entre outras ações, está prevista a aplicação de R$ 1 bilhão em obras de esgotamento sanitário em 198 municípios da região. Já foram concluídos 6 sistemas: Bambuí, Jaíba, Japaraíba, Medeiros e Três Marias, em Minas Gerais, e a primeira etapa de Exu, em Pernambuco. As obras estão em andamento em mais 101 municípios, nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe”, disse o petista.
Leia também
Deixe um comentário