Renata Camargo
Em mensagem na abertura dos trabalhos do Congresso nesta terça-feira (2), o presidente Lula pediu que o Congresso trabalhe em parceria com o Executivo para fortalecer o país social e economicamente. Para o presidente, o principal desafio de 2010 será manter o ritmo de crescimento econômico e consolidar a aprovação de leis sociais.
“Nosso principal desafio é trabalhar em conjunto para fortalecer condições econômicas e sociais que nos permitam enfrentar turbulências recentes no cenário internacional”, disse Lula na mensagem lida pelo primeiro secretário da Câmara, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), e entregue pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Na mensagem, Lula fez uma balanço de seus sete anos de governo. O presidente disse que seu governo criou 11,8 milhões de postos de trabalho desde 2003 e que o país teve um bom desempenho para retomar suas taxas de crescimento após a crise financeira mundial. “Enquanto o desemprego assolava as nações do Norte, seguimos gerando renda e reduzindo o abismo social”, considerou.
O presidente Lula também fez questão de ressaltar que, em sua gestão, o país foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Lula lembrou ainda que o Brasil se destacou na reunião de Copenhague sobre mudanças climáticas e que foi em seu governo que o país alcançou o menor índice de desmatamento na Amazônia em 20 anos.
O presidente não cobrou do Congresso a votação de propostas específicas, como os projetos do pré-sal, mas ressaltou a importância das propostas ao dizer que a extração de petróleo está “vinculada à melhoria da vida dos brasileiros, especialmente aqueles que viviam em piores condições”. A mensagem foi encerrada com palavras de agradecimento. “Ao completar sete anos de governo, não poderia encerrar o meu mais sincero reconhecimento ao papel desta Casa”, concluiu Lula.
Deixe um comentário