A última pesquisa Datafolha, fechada na última terça-feira, confirma as dificuldade que o presidente Lula enfrenta entre as mulheres. Enquanto o índice de popularidade dele no eleitorado masculino é de 49%, no feminino é de apenas 40%. O Instituto Sensus também apresentou essa diferença em levantamento recente. Lula obteve um percentual de 51,7% das intenções de voto entre os homens e somente 36,8% entre as mulheres.
Essa falta de popularidade entre as mulheres pode prejudicar o candidato petista à reeleição, pois, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem 64,8 milhões de mulheres e 60,8 milhões de homens.
O comando de campanha de Lula e a equipe de marketing já estudam o problema. Eles buscam formas de melhorar a imagem do candidato perante o eleitorado feminino. Inclusive, estão encomendando várias pesquisas qualitativas sobre o assunto.
Um dos principais problemas que aparece é de imagem. Para as eleitoras, o presidente parece carrancudo demais e até raivoso em alguns momentos. Por isso, no programa eleitoral em rede nacional de televisão, Lula foi orientado a sorrir muito mais.
Outra estratégia para "humanizar" a imagem de Lula entre as mulheres é dar mais destaque à primeira-dama, Marisa Letícia. A exposição familiar deu certo na campanha de 2002 e será reeditada agora.
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