O presidente Lula lamentou, em nota oficial divulgada hoje (17), a morte do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda. Na mensagem, o presidente afirma que Bussunda era "um grande artista, jovem símbolo da criatividade e irreverência brasileiras" e diz que recebeu a notícia com "espanto e pesar". Lula manifestou ainda solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do humorista: "Deixo o meu profundo sentimento de solidariedade e desejo-lhes toda força e paz necessárias neste momento de tristeza".
O mais conhecido dos Cassetas fazia sucesso imitando o presidente Lula no humorístico da Globo. O humorista sofreu um ataque cardíaco fulminante ainda no hotel, por volta das 8 horas, horário local (3 horas em Brasília). Bussunda estava hospedado em um hotel da cidade de Parsdorf, a 15 minutos de Munique, onde parte da equipe do Casseta e Planeta produzia programas especiais sobre a Copa do Mundo. Ele já havia passado mal na tarde de sexta-feira, depois de jogar uma pelada com funcionários da Rede Globo e outros membros do Casseta em um campo nos fundos do hotel.
O jogo durou apenas 30 minutos e foi encerrado após as reclamações de mal estar de Bussunda. Com o término da pelada, o humorista chegou a pedir para que jogassem água sobre sua cabeça, o que provocou preocupação entre seus colegas.
Leia também
Bussunda jantou normalmente na noite de sexta-feira. Quando foi dormir, outro integrante do Casseta Claudio Manuel chegou a telefonar para o seu quarto. Ele teria dito que passava bem e pediu para não ser incomodado.
Na manhã deste sábado, Bussunda voltou a passar mal. Paramédicos que estavam hospedados no mesmo hotel foram chamados – foi quando ele teve um enfarte fulminante e desmaiou. Os paramédicos ainda tentaram reanimá-lo por cerca de uma hora, mas Bussunda não resistiu e morreu antes de ser levado para um hospital.
O humorista era casado, tinha uma filha de 13 anos e completaria 44 anos no próximo dia 26. Seu irmão, o economista Sérgio Besserman Viana, é o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Deixe um comentário