O presidente Lula participa nesta sexta-feira, em Lisboa, Portugal, da 7ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ele se reúne com presidentes da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, nações que fazem parte do grupo de países que têm o português como idioma oficial.
No encontro, será realizado um debate sob o tema “Língua portuguesa: um patrimônio comum, um futuro global”. A cúpula foi criada em julho de 1996 a partir de uma proposta brasileira para promover o português e aproveitar o valor estratégico da língua. O encontro pretende fortalecer o idioma e a cultura dos países.
Lula também deve tratar sobre outros temas como a crise de alimentos. Segundo informações da Presidência da República, ele levará aos líderes políticos a mensagem de que é preciso “investir, agora, em tecnologia da produção agrícola, em armazenagem e distribuição, na produtividade e na agroindústria que gera emprego e renda”. (Renata Camargo)
Deixe um comentário