O presidente Lula criticou hoje a demora do Congresso em aprovar a proposta orçamentária da União para 2006. Segundo Lula, a oposição considera que prejudica o governo ao não liberar os recursos de investimentos já previstos, quando, na verdade, está atrapalhando o país. “Podem falar mal do governo, mas votem”, disse o presidente, durante discurso na abertura da 14ª Feira Internacional da Indústria da Construção, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
“Ao não votar o Orçamento, não se está prejudicando o governo. É a sociedade brasileira que está sendo prejudicada”, ressaltou.
De acordo com o presidente, o Orçamento da União ainda não foi votado por ser este um ano eleitoral e porque os partidos de oposição não querem que o governo tenha recursos para realizar obras e os projetos dos quais o país necessita. Como exemplo de prejuízo na demora da votação da proposta orçamentária, Lula citou o Fundo Nacional de Ensino Básico (Fundeb), para o qual estavam previstos R$ 4,3 bilhões em investimentos.
Voltando-se aos empresários, Lula afirmou que, no que depender dele, o país não sofrerá nenhum retrocesso econômico pela dificuldade que tem enfrentado para executar o Orçamento deste ano. O presidente voltou a dizer que optou por não fazer mágica e que, por isso, não nomeou nenhum mandrake para dirigir a economia.
Deixe um comentário