O presidente Lula tem estudado a possibilidade de participar do debate entre presidenciáveis da TV Globo, marcado para esta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro. Segundo os jornalistas Kennedy Alencar e Pedro Dias Leite, da Folha de S. Paulo, a possibilidades de Lula ir ao evento estava ontem em "70%". Na semana passada, era de "50%".
Os jornalistas acreditam que se Lula faltar poderá ser atacado pelos adversários, que ganharam munição com a tentativa de petistas de comprar um dossiê contra políticos tucanos. "Se comparecer, o presidente teria como rebater ataques: mostraria que não teme o escândalo do dossiê nem teria nada para esconder”, afirmam.
De acordo com o jornal, Lula ainda não chegou aos "100%" de confirmação por três motivos. O principal é o temor de uma forte agressão da senadora Heloisa Helena (PSOL). O segundo motivo seria deixar aberta a possibilidade de desistir, se for conveniente para a estratégia de tentar vencer no primeiro turno.
“Por último, a campanha do presidente avalia que uma negativa em cima da hora seria menos desgastante politicamente. Dizer sim agora fecharia a chance de recuo. Dizer não equivaleria a noticiário negativo antecipado, inclusive com a contrariedade da principal rede de TV do país”, diz o jornal.
Deixe um comentário