Três pedidos de prisão preventiva já foram apresentados contra o ex-presidente Lula desde que ele saiu da cadeia, há quatro dias. Os pedidos foram apresentados pelos deputados Carla Zambelli (PSL-SP) e Sanderson (PSL-SP), pelo senador Major Olimpio (PSL-SP) e pela República de Curitiba. Todos acusam Lula de crime contra a ordem pública por conta do discurso realizado na saída da prisão em Curitiba, quando o ex-presidente pediu para o Brasil seguir o exemplo do Chile e resistir, “atacar e não apenas resistir”.
> Lula quer Recife como primeira viagem após sair da prisão
Leia também
Os pedidos foram protocolados nesta segunda-feira (11) na Procuradoria-Geral da República. Os deputados Carla Zambelli e Sanderson, por exemplo, foram recebidos pelo próprio procurador-geral, Augusto Aras, e reclamaram que Lula praticou “crimes contra a ordem pública, incitando a violência com o intuito de promover desagregação, confusão e balbúrdia no seio da população brasileira”.
“A simples menção do denunciado, de que devem utilizar o Chile como ‘exemplo’ de resistência, configura crime contra a ordem institucional, é crime contra a Soberania Nacional, é crime contra a Democracia brasileira, é ato nefasto e terrorista, já que imbuído de ódio e total desrespeito à paz social”, alega a República de Curitiba.
“Ele praticou diversos crimes que atentam contra a Segurança Nacional, o Estado Democrático Direito, a Ordem Política e Social do País, de forma a incitar seus seguidores à prática dos mais variados atos contra a Ordem Pública”, acrescenta o Major Olimpio, dizendo que o discurso de Lula fere a Lei de Segurança Nacional e a Lei dos crimes contra o Estado e a Ordem Política e Social. “Uma incitação desta natureza ultrapassa qualquer razoabilidade de liberdade de expressão e demonstra um projeto de poder que quer se utilizar da violência e da quebra da ordem pública para a proteção de criminosos. Uma forma de incitar à prática dos mais variados atos contra a Ordem Pública”, acusa o senador.
Por conta desse entendimento, os parlamentares do PSL pediram a abertura de um inquérito e a prisão preventiva do ex-presidente Lula. Eles argumentam que o Código de Processo Penal permite que a prisão preventiva seja pedida em qualquer fase da investigação do processo. “Lula não foi inocentado. Ele foi colocado em liberdade para responder em liberdade. Mas é condenado e voltou a praticar crimes, já condenado. Então, fui entregar ao doutor Aras o pedido para que ele, de ofício como chefe do Ministério Público, requeira de imediato a prisão preventiva de Lula”, afirmou Major Olimpio.
PublicidadeEm entrevista ao site O Antagonista, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre a declaração de Lula em relação aos protestos do Chile e reforçou que “a Lei de Segurança Nacional que está aí para ser usada”. Ele disse, contudo, que só vai acionar a Justiça quando tiver certeza “de que ele está nesse discurso para atingir seus objetivos”. O ex-presidente Lula e o PT ainda não se pronunciaram sobre os pedidos de prisão preventiva. O procurador-geral da República, Augusto Aras, também não comentou as ações.
Para mandá-lo de volta para a caríssima suíte da PF em Curitiba dará mais trabalho e desperdiçará mais dinheiro público.
Enviem embalsamado ou em pó para o Inferno que o futuro da humanidade será mais próspero.
https://uploads.disquscdn.com/images/7f3d43a6f20baf98fd97d737b2168552e9cbdc6f98ab43e9895e22471bf6775e.jpg
essa faculdade de hoje estão formado pessoas desse nivel ou animais dessa especie imagine daqui mais alguns anos o que elas estaram formando quanto veneno será um verme desse tem na cabeça pra usar um meio de comunicação pra se expressar assim…
Pelo jeito, tu deves ter estudado na UniJegue que o belzebu de nove dedos criou.
Volta para a escola de Havana e peça para colocar pão com mortadela na merenda.
A paz na terra acabou para os PEÇONHENTOS, porque trigo e joio já foram separados e só falta meter fogo nas ervas daninhas.
Você fala muito palavrão nem sei que diabo você é e nem de que inferno veio mais mesmo assim uma perguntinha você andou comendo pimenta com gasolina quando era humano…seu nome original é vampiro ou caveira
Esqueçam, o STL é o guardião dele. esqueçam.
Quando Bolsonaro incitou o povo do Acre dizendo “Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre. … parece não encontrar limites, incitando ao assassinato de cidadãos …”. Quando Eduardo Bolsonaro recorreu ao AI-5 também “a Lei de Segurança Nacional estava aí para ser usada”. Estamos vivendo um momento de ódio e perseguição. Até quando?
O momento é de insegurança jurídica, que só voltará ao normal quando o Ectoplasma de presidiário retornar para onde NUNCA deveria ter saído, A CADEIA!
Ah! e o art. 142 da Constituição, pode ser usado a qualquer momento, sem dúvida. É LEI!
Lula é um BANDIDO condenado em 2 processos e réu em 10 processos.