Curt Nees*
Extraído da coluna do jornalista Cláudio Humberto: “Simon teme insubordinação civil no país. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) deu o alarme: ‘A sociedade está saturada”. É tanto escândalo envolvendo membros do Executivo e do Legislativo que o senador teme até uma insubordinação civil. Em entrevista à rádio CBN, Pedro Simon concordou com a proposta do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, de se criar a CPI das Navalhas. Simon, que já propôs duas vezes, sem sucesso, a criação da CPI das Empreiteiras, critica as nomeações de parlamentares para as comissões parlamentares de inquérito: ‘Eu, por exemplo, há muito tempo não sou nomeado para qualquer CPI porque só se nomeiam as pessoas da absoluta confiança (…) do governo que leva, faz de conta, finge, mente e não resolve nada’. Para evitar que a sociedade brasileira parta para ‘um movimento muito grave, muito sério, de condições imprevisíveis’, o senador defende o fim das emendas individuais e da impunidade para os ladrões do colarinho branco, o fim do foro especial e a criação de uma Corte Especial para julgar os casos que chegam ao Supremo Tribunal Federal e que acabam engavetados. Simon afirma também que ‘no Brasil estamos precisando de uma Operação Mãos Limpas, como ocorreu na Itália, onde políticos, empresários foram para a cadeia; onde o Judiciário foi atingido e fizeram uma limpa para valer’”.
Leia também
Permita-me fazer algumas colocações que considero pertinentes, depois das palavras sempre sábias e lúcidas de Pedro Simon – na minha opinião, um dos raros políticos sérios que ainda restam no Brasil. Ou o presidente Lula assume o seu cargo como mandatário maior da Nação e bate na mesa, de forma enérgica, colocando ordem na casa, ou as previsões do senador Simon se farão reais num espaço muito curto de tempo.
É preciso que Lula use o prestígio que ainda encontra junto ao povo brasileiro e se livre das amarras dos partidos políticos. Com o apoio popular, Lula conseguirá fazer com que o Congresso aprove as medidas que se fazem necessárias para o desenvolvimento do país. É preciso colocar isso em prática, na rua, urgentemente! É preciso, também, que o presidente Lula use ‘critérios técnicos’ na escolha de seus parceiros de governo, em especial seus ministros, seus assessores diretos. É preciso que Lula afaste todos os suspeitos nas diversas operações que a Polícia Federal está realizando, enquanto durarem as investigações. Quero acreditar, preciso acreditar, que existam forças ocultas fazendo com que o presidente não governe como deseja e, em especial, como prometeu, ou então…
*Curt Nees, 60, é publicitário em Jaraguá do Sul (SC).
Deixe um comentário