Renata Camargo
O presidente Lula voltou a afirmar nesta segunda-feira (20), no programa Café com o Presidente, que a Cúpula das Américas marcou o início de uma nova relação entre a América Latina e os Estados Unidos. Para Lula, o encontro foi uma oportunidade de pedir ao presidente norte-americano, Barack Obama, que ajude os países latinos a crescer.
“Nós demarcamos uma nova história de relação na América Latina, sobretudo, entre América Latina, Caribe e Estados Unidos. Se os Estados Unidos quiserem, eles têm a chance de fazer um novo capítulo na história, não de ingerência, mas de parceria, de construção de coisas positivas com os países da América Latina e do Caribe”, disse Lula. “O que nós queremos é que os Estados Unidos participem para ajudar os países da América Latina a se desenvolver”, completou.
No programa Café com o Presidente, Lula falou ainda sobre as relações comerciais com Cuba. Ele disse que voltou a falar sobre o tema com o presidente Obama. “Na reunião que nós fizemos na Unasul, eu disse ao presidente Obama que não era possível mais pensar em fazer a Cúpula das Américas faltando um país. É importante que Cuba esteja presente”, afirmou.
Mesmo sem sinais do fim do embargo, Lula afirma que espera que Obama avance nesse sentido. “Eu sei que há problemas culturais, políticos, não é fácil você vencer os setores conservadores em cada país, mas eu acho que o Obama tende a avançar e tende a compreender que não existe mais necessidade desse embargo a Cuba”, declarou Lula.
Deixe um comentário