O presidente Lula disse, hoje (3), que existe abuso nas greves do setor público e que um governo como o atual composto por ex-sindicalistas tem autoridade para limitar as paralisações. De acordo com o portal G1, Lula fez críticas aos excessos cometidos por sindicalistas durante rápida entrevista na capital da Guiana, onde acontece um encontro entre os presidentes do Caribe e América do Sul.
"Há abuso de greve não apenas no setor público, mas em outras categorias. Na verdade, o que queremos garantir na organização do trabalho do Brasil é maior responsabilidade, maior liberdade e, portanto, mais atos conseqüentes de todos nós", disse o presidente.
O governo pretende enviar ao Legislativo um projeto a fim de por em práticas as regras estabelecidas para greves estipuladas na Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo Lula, as medidas vão assegurar a livre contratação com maiores liberdades de negociação entre o patrão e o empregado.
"Quando se fala em regulamentação, pode ou não limitar greve, depende dos acordos que fizer. Com a liberdade para negociar, vai ter que aumentar as responsabilidades do governo e dos sindicatos. Tudo fica mais fácil quando as pessoas têm responsabilidade", afirmou Lula.
Deixe um comentário