O presidente Lula se reunirá hoje (11), às 11h, com uma comissão de artistas (Fernanda Montenegro, Ney Latorraca, Louise Cardoso, Marília Pêra, Bianca de Felippes, Norma Thiré, Hugo Barreto e Eduardo Barata) e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, para buscar uma solução para a questão da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, que deve ser analisada em breve pelo Senado.
Representantes da classe artística se encontraram ontem (10) no Rio pra tentar encontrar uma maneira de impedir a aprovação da nova lei no Congresso. Segundo os artistas, o projeto cria incentivos fiscais ao patrocínio de eventos esportivos e, conseqüentemente, reduzirá os investimentos em atividades culturais.
A Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte determina que pessoas físicas podem contribuir com até 6% do imposto devido para patrocínio em esporte. Já as pessoas jurídicas, até 4%.
“O esporte terá muito mais se lutar por algo que lhe seja próprio e satisfaça suas necessidades. Não temos nada contra o esporte”, disse a atriz Fernanda Montenegro no encontro realizado ontem.
Ministro do Esporte quer unir forças com Gilberto Gil
O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, pretende propor hoje ao ministro Gilberto Gil que os dois se unam para aumentar de 4% para 8% o limite de dedução do Imposto de Renda para as empresas que façam investimento na área cultural ou nos esportes amadores.
Leia também
“Eu prefiro brigar com a equipe econômica do que com o Ministério da Cultura. Pelo menos já estou mais acostumado”, afirmou.
A Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte já foi aprovada na Câmara e deve ser apreciada nesta semana pelo Senado. (Renaro Cardozo)
Deixe um comentário