O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, deve se encontrar hoje (15), às 18h, com o presidente Lula e o Ministro da Justiça Tarso Genro, no Palácio do Planalto.
A princípio, na agenda oficial de Lula está marcado apenas o encontro com Tarso Genro, que nos bastidores solicitou a presença de Gilmar Mendes na reunião.
O encontro ocorre em meio à grande discussão em torno da Operação Satiagraha (leia a íntegra do relatório) que prendeu na última terça-feira (8), o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas, e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.
Gilmar Mendes é responsável pela liberação dos três que são acusados de crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão fraudulenta, formação de quadrilha e tráfico de influência para a execução de movimentações financeiras com informações privilegiadas.
A iniciativa de Mendes gerou descontentamento por parte de procuradores regionais de vários estados que anunciaram ontem (14) a elaboração de uma representação contra o ministro por crime de responsabilidade.
Leia também
No encontro de hoje com Lula e Tarso, o presidente do Supremo, que criticou a "espetacularização das prisões", deve apresentar algumas propostas de mudanças na lei 4898 de 1965 que dispõe sobre o abuso de autoridade. (Erich Decat)
LEIA TAMBÉM
Deixe um comentário