O presidente Lula condecorou hoje (2) o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) presidente da Câmara dos Deputados, com a Ordem do Rio Branco. A condecoração foi criada em 1963 para homenagear pessoas, corporações ou instituições que se destacam.
Em pronunciamento durante a solenidade de formatura de novos diplomatas, Lula afirmou que o governo tem interesse em adquirir os imóveis de embaixadas que o Brasil aluga nos países onde tem representação diplomática. “Comprar as nossas próprias embaixadas é uma demonstração de que estamos naquele país definitivamente com marca registrada: a cara, a bandeira e a casa do Brasil”, disse
Aos novos diplomatas, Lula ressaltou que a política externa do seu governo deve privilegiar políticas específicas para as nações pobres. “Temos que ter solidariedade sabendo que temos que ter políticas para ajudar os países menores e humildade para tratar os pequenos da mesma grandeza que tratamos os países grandes”, afirmou.
O presidente também destacou a importância do Mercosul na integração do continente. “As relações com a América do Sul nunca foram tão densas e intensas. Não foi fácil superar décadas de distanciamento. Sabemos que há momentos turbulentos, mas a integração é indispensável. Não há outro caminho para a América do Sul, senão o econômico, político e social integrado”, disse Lula.
Deixe um comentário