O presidente Lula chegou na manhã de hoje (1º) ao 3º Congresso Nacional do PT, que acontece em São Paulo. Ele foi recepcionado pelo presidente do partido, Ricardo Berzoini. O dirigente disse que o desafio da legenda é continuar a obra de Lula no próximo mandato. “O grande desafio do PT é construir as condições políticas, não apenas de dar sustentação ao governo com outros partidos, mas de construir com os movimentos sociais o acúmulo de forças e consciência política para dar continuidade a sua obra, a partir de 2010”, disse Berzoini, ao se dirigir ao presidente da República, segundo comunicado do partido.
De acordo com o dirigente, houve “extraordinários avanços” no país, promovidos pelo governo Lula. Berzoini destacou que esse progresso foi compartilhado com a coalizão de 11 partidos que compõe o governo.
O presidente do PT destacou a atuação de Lula nos movimentos sociais, como os da reforma agrária, moradia, saúde, educação, meio ambiente, mulheres e daqueles que lutam contra a discriminação. Segundo a assessoria do partido, há cerca de 200 mil petistas participando do Congresso.
Leia também
Reforma política
Ontem, Berzoini endossou o coro dos que defendem a eleição de uma Assembléia Constituinte para se fazer a reforma política no Brasil. Ele disse não ser possível mais tolerar problemas relacionados à infidelidade partidária, ao modelo de financiamento de campanha e ao sistema de representação “desproporcional” existente hoje em dia. “É preciso recriar o sistema político brasileiro”.
Berzoini ainda defendeu a extinção do Senado. “Precisamos de um parlamento unicameral. Não faz sentido um Senado sem nenhuma proporcionalidade continuar votando as grandes questões nacionais.”
Deixe um comentário