O presidente Lula está convencido de que o sistema previdenciário brasileiro é superavitário e não precisa passar por reforma. Após solenidade no Palácio do Planalto, Lula deu entrevista aos jornalistas e disse que, ao se comparar o que a Previdência recebe e o que paga aos trabalhadores, “o déficit é muito pequeno, e é muito mais do Tesouro do que da Previdência”.
No início da tarde, Lula se encontrou com o presidente do PDT, Carlos Lupi, para tentar fechar uma aliança com o partido (leia mais). Durante o encontro, Lula teria assumido o compromisso de não fazer uma reforma previdenciária, conforme divulgado pelo portal G1.
“O presidente falou que não fará a reforma da previdência. Não passa por seus projetos a reforma. Ele quer melhorar a arrecadação, acabar com a burocracia, e está fazendo um esforço do recadastramento, para diminuir os gastos e os desvios que há na Previdência. Ele disse que não quer tocar nesse assunto, não é programa governamental dele fazer mudança na previdência”, teria dito Carlos Lupi.
Para explicar porque acredita que o sistema de seguridade social pode dar lucro, Lula culpou os acréscimos do Tesouro pelo atual déficit: “Na Constituição de 1988, colocamos 10 milhões de trabalhadores rurais na Previdência Social, o Congresso aprovou o Estatuto do Idoso. Isso tudo é gasto do Tesouro. O que temos que encontrar é uma saída do déficit do Tesouro”, argumentou o presidente.
Leia também
Na esperança de evitar o déficit milionário esperado para o próximo ano, Lula ordenou que a fiscalização seja ampliada. Como medidas para reduzir as irregularidades, o presidente quer fazer o recadastramento dos beneficiários e diminuir a burocracia. (Soraia Costa)
Deixe um comentário