O futuro da candidatura da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) à prefeitura de São Paulo deve ser definido, na próxima semana, pelos dirigentes da legenda.
Segundo matéria publicada hoje (23), pelo jornal Folha de S.Paulo, os integrantes do partido socialista irão se reunir, na próxima terça-feira (26), com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini (SP).
Em pauta, estará um possível apoio do PSB à ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), que já anunciou a pretensão em disputar, nas próximas eleições, a prefeitura de São Paulo. Em contrapartida, o PT entregaria o comando da pasta para o PSB. De acordo com a Folha, a ex-prefeita de Salvador (BA) Lídice da Mata é a provável candidata à vaga.
Segundo Luiza Erundina, até o momento não foi procurada por ninguém do PSB. Por outro lado, não descarta a possibilidade de ter frustrada a candidatura.
“Se o partido precisa de uma cadeira no ministério, que ele faça de uma forma mais aceitável. Isso é uma venda, rebaixa a relação política entre os partidos”, disse ao Congresso em Foco. “Critica-se tanto o PMDB que troca apoio político por cargos, e qual é a diferença nessa situação?”, acrescentou.
Leia também
Apesar de ressaltar que não ficou chateada com uma possível articulação dentro do próprio partido sem a sua concepção, Erundina disse que irá apenas aguarda a decisão dos dirigentes.
“As coisas acontecem de uma forma muito estranha. Mas não faço questão da candidatura, pois ela tem que ser uma decisão coletiva. Acho que a candidatura não é do candidato e sim do partido”, concluiu. (Erich Decat)
Deixe um comentário