Fábio Góis
Chegam ao fim as eleições para a prefeitura de mais cinco cidades brasileiras, depois de cinco meses de realizadas as eleições municipais de 2008. As votações foram encerradas às 17h, e ao menos dois municípios já definiram a composição definitiva de suas respectivas administrações: Londrina, no Paraná, e Itapé, na Bahia. A cidade paranaense elegeu Barbosa Neto (PDT), enquanto o município baiano escolheu Jackson Luiz Lima Rezende (PP) como prefeito.
Em Londrina, que tem 341.908 eleitores, Barbosa Neto recebeu 54,1% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Luiz Carlos Hauly (PSDB), teve 45,8% das preferências. O candidato pedetista havia ficado em terceiro lugar no pleito de outubro passado, e recebeu o apoio do vencedor, Antônio Belinati (PP), que teve registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por irregularidades em contas públicas. Obviamente, Hauly havia ficado em segundo lugar no ano passado.
Já em Itapé, município com 8.720 eleitores, Jackson Luiz foi eleito prefeito com 57% dos votos válidos, enquanto Fernando Mattos (PV) obteve 42% das preferências. Também foram problemas na prestação de contas públicas que levaram o TSE a determinar a rejeição do registro de candidatura do vencedor do primeiro turno, Pedro Jackson Brandão (PMDB), que tentava a reeleição. Assim, a voltas às urnas também foi necessária, com os dois mais votados depois do peemedebista.
Além de Itapé e Londrina, os municípios paulistas de Guarani D´Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio e realizaram eleições neste domingo, estando esses três últimos ainda em fase de apuração de votos.
Leia também:
Volta às urnas: cinco municípios elegem prefeito e vice
Leia também
Deixe um comentário