Diversos episódios recentes levaram parlamentares, juristas, acadêmicos, ativistas digitais e entidades da sociedade civil a apontarem riscos à democracia no Brasil. Destacam-se, entre eles, o fomento a atos contra o Judiciário e o Legislativo por parte do presidente Jair Bolsonaro, a expressa vontade de “intervir” no Supremo Tribunal Federal (STF) e a participação do presidente em ato onde houve a exaltação do Ato Institucional nº 5 (AI-5).
> Parlamentares premiadas discutem cotas para mulheres em live
Para contextualizar e entender as consequências destes atos, o Congresso em Foco realiza nesta sexta-feira (4), a partir das 11h, a live “A democracia está em risco no Brasil?”. Participarão do debate as deputadas Sâmia Bomfim (Psol-SP) e Margarete Coelho (PP-PI), o deputado Fábio Trad (PSD-MS) e o cientista político Ricardo Braga. A live será mediada pelo fundador deste veículo, Sylvio Costa.
Você poderá acompanhá-la aqui:
Os três parlamentares convidados foram destaques no Prêmio Congresso em Foco 2020. Fábio Trad foi eleito o melhor deputado pelo júri da premiação. Margarete Coelho ficou entre os destaques da mesma categoria. Sâmia Bomfim teve a terceira maior votação, pela internet, da categoria “Melhores da Câmara” (veja aqui a lista de todos os vencedores).
Foi também a mulher mais votada pelo público neste ano. Ela aponta o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ) como um marco na sequência de ameaças ao sistema democrático. “Quando uma parlamentar é assassinada e existe uma naturalização por parte da sociedade, significa que tem um problema democrático muito forte”, disse.
A deputada antecipou ao Congresso em Foco a sua visão de que as ameaças à democrática vão hoje além do discurso e estão se institucionalizando. “A nomeação do procurador-geral da República sem respeitar a lista tríplice e a interferência na Polícia Federal do Rio de Janeiro para proteger a família de investigações são alguns exemplos”, ressaltou.
E você? O que pensa a respeito? Acompanhe a live e deixe registrados os seus questionamentos e opiniões usando a hashtag #LiveCongressoEmFoco.
> 2019 foi ano de saudosismo de tempos ditatoriais e ataques à democracia
Debate do quê? Cadê o contraditório entre os “debatedores”… isso é uma negociata, cuja conclusão já está óbvia (antes mesmo do “debate” iniciar), incluindo aí, nessa conta, o “especialista” (que vai dizer o que os outros querem ouvir).
O problema principal dessa corrente é este, são “autoritários” até no “debate” que promovem, não aceitam, nem admitem opinião contrária e, no final, acusam os outros de “falta de democracia e risco de interferência em outros poderes” (o que é uma característica deles, diga-se de passagem…)
A Democracia estava em risco em 1963. Quando grupos armados com o apoio de governos estrangeiros estavam preparando diversos focos de guerrilhas com o objetivo de instalar a Ditadura do Proletariado.
Mais um episódio para gerar Fake News contra o Presidente.
Haja paciência para aguentar esses comunistas!
LAMENTAVELMENTE A MAIOR AMEAÇA AO REGIME DEMOCRÁTICO DEIXOU DE SER PAUTADA: A INGERÊNCIA DO JUDICIÁRIO NO EXECUTIVO.
MINISTROS NOTORIAMENTE ALINHADOS À OPOSIÇÃO EXORBITAM COM DECISÕES QUE DISTORCEM A PRÓPRIA COMPETÊNCIA REGRADA PELA CONSTITUIÇÃO.