Responsável pelas duas ordens de prisão contra o dono do grupo Opportunity, o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, entra de férias a partir de hoje (18).
Conforme afirmou à Folha Online, De Sanctis ressaltou que sua saída não tem qualquer relação com a Operação Satiagraha. "Estas férias já estão designadas há muito tempo, desde o começo do ano.” O magistrado ficará ausente por duas semanas. No lugar dele assumirá o juiz substituto Marcio Rached Milani.
Além da prisão de Dantas, a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, também prendeu o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. A PF investiga supostos crimes financeiros, formação de quadrilha e tráfico de influência.
O delegado responsável pela Operação Satiagraha, Protógenes Queiroz, foi afastado do caso. A versão oficial para a saída dele é que Protógenes participará de um curso de aperfeiçoamento em Brasília na próxima semana.
Leia também
De acordo com o Jornal Nacional (Rede Globo) de ontem, a Polícia Federal reconduziu dois delegados que teriam sido afastados da Operação Satiagraha. Durante uma reunião na sede da PF em São Paulo, Carlos Eduardo Pellegrini e Karina Murakami Souza teriam sido convidados a continuar no caso.
Conforme ressaltou o telejornal, os delegados ouviram de um diretor que era preciso desfazer o mal estar provocado pelas noticias publicadas a respeito do afastamento de policiais. No entanto, Protógenes não teria sido convidado para retornar ao caso.
Ontem, após uma reunião entre o presidente Lula, o ministro Tarso Genro (Justiça), e o diretor-geral da Polícia Federal em exercício, Romero Menezes, a PF divulgou trechos do diálogo em que Protógenes discute a sua saída da investigação com a cúpula da entidade. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Deixe um comentário