A judoca brasileira Ketleyn Quadros, de 20 anos, conquistou há pouco a primeira medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Após empate no tempo regulamentar, ela garantiu o bronze quando faltavam menos de dois minutos para o final do tempo extra, quando conseguiu derrubar a australiana Maria Pekli, pela categoria leve (até 57 kg).
Ao derrotar a australiana, Ketleyn se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha individual numa Olimpíada. A judoca brasiliense saiu da disputa pelo ouro após perder para a holandesa Deborah Gravenstijn, medalha de bronze em Atenas.
Com a vitória da holandesa na luta seguinte, a brasiliense voltou a competir, derrotando a japonesa Aiko Sato, na repescagem, o que lhe garantiu o direito de disputar o bronze.
Com o resultado de hoje, o judô se iguala ao atletismo como o segundo esporte a render mais medalhas olímpicas para o Brasil em todos os tempos. São 13 até agora. O primeiro lugar é da vela, com 14 medalhas. Até então, apenas homens haviam conquistado medalhas para o país no tatame. (Edson Sardinha)
Leia também
Deixe um comentário